Terra vista do espaço.
Foto: Divulgação.

Na terceira semana de julho, gravamos um vídeo sobre as expectativas do crescimento econômico e como isso reflete em nossa realidade.

Primeiro ponto: PIB brasileiro

Há três meses, alertamos que as projeções do PIB (Produto Interno Bruto) foram revisadas para baixo e poderiam impactar a demanda mais à frente. O PIB projetado apresentava um crescimento de 3% e esteve ao redor de 1,53% nos últimos meses. Ou seja, uma piora significativa e preocupante.

Segundo ponto: projeção de crescimento econômico mundial

Um crescimento econômico mundial positivo ajudaria o crescimento do Brasil. Porém, algumas releituras de cenários internacionais mostram que a expectativa dos empresários sobre o crescimento econômico piorou.

Nos últimos meses, tivemos um menor número de empresários confiantes em uma melhora nas condições econômicas. Com um aumento no número de pessoas mais pessimistas em relação ao futuro. Uma diminuição no número de pessoas que acham que a economia mundial vai crescer. E um aumento no número dos que acreditam que teremos um quadro pior à frente.

Qual o impacto disto?

A expectativa do crescimento do comércio mundial piorou. Estamos falando do comércio de uma forma geral, não apenas de produtos agrícolas. O comércio mundial envolve o aquecimento da economia e, consequentemente, a demanda por commodities. Quando a expectativa de crescimento do comércio internacional diminui, em um país como o Brasil, onde já ocorreram revisões negativas no crescimento interno, acendemos um alerta amarelo para prestar atenção no espiral econômico que esta redução no comércio pode causar.

As principais preocupações dos empresários que responderam a pesquisa, estão ligadas às mudanças nas políticas de comércio mundial. Ou seja, o protecionismo e as políticas de Donald Trump em relação à China e outras economias. Outra preocupação muito grande está ligada aos quadros geopolíticos, que são as disputas e tensões geopolíticas regionais. Estes dois fatores preocupam os empresários, podendo levar a uma redução do investimento e afetar o comércio geral, inclusive o da agricultura e pecuária.

Em outra revisão, analisamos um cenário similar ao que estamos passando, com crescimento de demanda e um quadro de redução de crescimento mundial. Neste pontuamos os pontos favoráveis e negativos de cada cenário.

Você pode ter acesso exclusivo a estas e outras análises assinando o Pecuária de Decisão.

Quer aprender a explorar as oportunidades que as oscilações de commodities oferecem? Clique aqui e conheça o Pecuária de Decisão, um sistema de análise que auxilia os produtores a melhorar o seu lucro.

Pecuária de Decisão.
Pecuária de Decisão.

>> Leia mais em: “Conversa com especialista: produção de volumoso por meio da fenação”. Nesta entrevista, Felipe Moura fala sobre a técnica de fenação, suas vantagens, armazenamento e importância nutricional.

>> Leia mais em: “Conversa com especialista: O que você precisa saber sobre recuperação de pastagens”. Neste artigo, Matheus Arantes responde as dúvidas mais frequentes sobre recuperação de pastagens,  iLP e iLPF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here