fbpx
Início Agricultura Como o software de gestão agrícola pode ajudar na rotina do produtor...

Como o software de gestão agrícola pode ajudar na rotina do produtor rural

81
0
Colhedoras no campo.

O software de gestão agrícola é um forte aliado na administração rural. Saiba como ele funciona e quais são as suas vantagens!

Não é novidade que a tecnologia chegou no campo e tem auxiliado os produtores rurais a administrarem suas propriedades de forma mais eficiente e assertiva.

Em meio as diversas inovações disponíveis, podemos destacar o software de gestão agrícola, que hoje representa um forte aliado na gestão de dados e informações da fazenda.

Com ele, o produtor consegue gerenciar a produção da lavoura, os recursos financeiros, obrigações fiscais, dentre outras atividades que fazem parte da sua rotina.

Veja a seguir como ele funciona e pode ser utilizado na gestão agrícola das propriedades rurais!

O que é software de gestão agrícola?

De modo geral, o software de gestão agrícola  é um sistema voltado para melhorias no dia a dia da fazenda. Dessa forma, ele auxilia o produtor rural na gestão e controle da produção agrícola.

Para isso, fornece informações sobre a propriedade para que o gestor consiga administrar seu negócio com eficácia e tomar decisões assertivas que gerem resultados positivos.

Na prática, ele pode ser encontrado em forma de aplicativo ou site desenvolvidos com a finalidade de auxiliar a gestão de atividades de plantio, manejo, colheita, venda de grãos, estoque, operações financeiras entre outros.

De que forma o software de gestão agrícola pode ser aplicado na rotina do produtor rural?

Em geral, o software de gestão agrícola atende fazendas que investem no cultivo de alimentos e matérias-primas como soja, milho, algodão, arroz entre outros.

Assim, ele pode ser usado para agilizar os processos operacionais da fazenda e gerar melhores resultados no gerenciamento como um todo. Confira!

Gerenciamento detalhado

A partir de informações completas de todas as operações que envolvem a administração rural , o produtor rural consegue gerenciar a propriedade com mais clareza, segurança e eficiência.

Logo, fica mais fácil entender, com detalhes, os pontos que precisam ser melhorados, prever eventuais problemas e analisar os investimentos que realmente valem a pena.

Suporte para gestão financeira

O controle da gestão financeira é um dos principais motivos que levam o agricultor a optar por usar esse tipo de ferramenta. Afinal, por meio do software de gestão agrícola, é possível ganhar mais agilidade em relação a fatores como:

  • Organização de custos;
  • Monitoramento do fluxo de caixa;
  • Acompanhamento da movimentação financeira;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Registro de pagamento e recebimento de contas;
  • Previsão sobre o Imposto de Renda;
  • Registro de cupons fiscais, notas de despesas e outros.

Aumento da produtividade dos talhões

Aumentar a produtividade dos talhões é uma das funcionalidades executadas pelo software para fazenda. Isso porque alguns deles conseguem fazer análises específicas para que você entenda a necessidade de cada talhão.

Desse modo, o produtor tem mais clareza sobre a quantidade exata de fertilizante, defensivos agrícolas e irrigação deve utilizar para obter melhores resultados. Nesse sentido, ele garante o aumento da produtividade e a diminuição dos gastos.

Quais são as vantagens?

Ao usar o software de gestão agrícola, o agricultor terá acesso às informações da fazenda, o que vai possibilitar a redução de custos de produção, eficiência nas operações e mais rentabilidade e competitividade no mercado.

Eficiência

O fluxo de informação fornecido pelo sistema rural simplificará a coleta de dados e as análises, facilitando a tomada de decisão. Além disso, o programa otimizará o planejamento das demandas, o reabastecimento do estoque e o controle da produção. Isso tudo vai ajudar a reduzir a manutenção de vários bancos de coleta de dados e de sistemas de comunicação distintos.

Redução de custos

Sem dúvida, a redução de custos é um dos principais benefícios da implantação de um software de gestão agrícola. Com o uso da ferramenta, o produtor rural passará a automatizar os processos administrativos e, consequentemente, poderá eliminar os desperdícios e evitar gastos desnecessários.

Além disso, terá auxílio na gestão dos contratos comerciais, nas negociações de compra e venda, e no controle mais preciso de estoque.

Maior qualidade da produção

Podemos dizer que maior qualidade na produção é sinônimo de mais rentabilidade para o negócio rural. E essa é uma das funções o software de gestão, que por sua vez, possibilita o aumento da qualidade da produção, melhorando o produto final e a satisfação com as entregas.

Isso tudo porque, por meio do sistema rural é possível detectar e corrigir defeitos nos processos de produção agrícola, seja durante a colheita ou no momento da distribuição da safra.

Competitividade

O crescimento da concorrência está cada vez mais evidente no setor do agronegócio. Sendo assim, é importante estar atento as mudanças constantes no mercado, que por sinal, vem exigindo agilidade e eficiência nas tomadas de decisão a fim de garantir o alcance de um resultado satisfatório na safra.

Diante disso, podemos perceber o quanto a adesão de uma gestão automatizada é essencial para empresas que desejam permanecer competitivas no mercado do agronegócio.

Com o uso do software de gestão agrícola, o produtor se torna mais competitivo visto que tem à sua disposição dados consistentes, acesso rápido, precisão e uma visão ampla de todos os processos da fazenda.

MyFarm – Software de Gestão Agrícola

O MyFarm é um exemplo de como a tecnologia pode impulsionar os resultados e rendimentos da fazenda. Afinal, ele foi desenvolvido para facilitar a gestão agrícola e garantir mais lucro e rentabilidade para o negócio.

Com ele, o produtor consegue administrar diversos setores da propriedade rural como as atividades agrícolas, maquinário, financeiro, suprimentos, produção e resultados.

Além disso, consegue ter o controle sobre as atividades agrícolas, isto é, manutenção de maquinário, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Livro Caixa Digital, Resultados da Safra, Gestão Financeira, de Suprimentos e Produção.

Confira como o MyFarm pode te ajudar:

Atividades: realiza o planejamento da safra, visto que, indica os custos diretos e indiretos, mostrando em tempo real o que está acontecendo na sua fazenda.

Maquinários: promove a manutenção preventiva ao mesmo tempo que controla os custos das suas máquinas.

Financeiro: controla o pagamento e recebimento de contas assim como disponibiliza a emissão do Livro Caixa, MDF- e nota fiscal eletrônica.

Suprimentos: administra a gestão do estoque. Assim, indica a quantidade de produtos armazenados e o histórico de compras.

Produção: informa qual é a média do preço da sua soja bem como a variedade e talhão mais produtivos.

Resultados: apresenta a margem de lucro de cada cultura uma vez que detalha suas receitas e custos.

Como você pôde ver, o MyFarm  é um software de gestão agrícola, que tem ajudado muitos produtores rurais a conquistarem melhores resultados nas lavouras. Para conhecer suas funcionalidades ou até mesmo experimentar o sistema gratuitamente, clique aqui.

Até mais!

Quero conhecer o curso Lucrar Alto Fora da Porteira

Quer aprender a explorar as oportunidades que as oscilações de commodities oferecem? Conheça as Plataformas Inteligentes Agromove, uma ferramenta prática e muito fácil de usar, que auxilia os produtores a aumentarem o seu lucro.

>> Aproveite para assistir alguns de nossos Webinars!

Webinar Tributação e Estratégias de Mercado e Agronegócio na Mira da Fiscalização Tributária
Tributação e Estratégias de Mercado
Agronegócio na Mira da Fiscalização Tributária
Webinar Importância da geração de caixa para o sócio
Importância da geração de caixa para o sócio

Webinar Como tomar decisões de mercado de forma estratégica?
Como tomar decisões de mercado de forma estratégica?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here