O que é pecuária de precisão?

0
22
Drone
Foto: Val Vesa.

A pecuária está se beneficiando cada vez mais com as novas tecnologias. Com isso, um assunto se torna popular: a pecuária de precisão. Para quem não sabe o que é pecuária de precisão, nós vamos explicar. Confira abaixo um guia para você entender mais sobre o assunto.

1) O que é?

A pecuária de precisão trabalha e explora os recursos tecnológicos disponíveis e é um importante instrumento auxiliar no processo decisório. Prioriza os objetivos da empresa e diminui as decisões tomadas por “achômetro”. Com a pecuária de precisão, o pecuarista consegue tomar decisões com maior probabilidade de acerto e menor risco.

2) Tecnologia de precisão

Um grande número de dados e informações é coletado no campo e armazenado em um banco de dados. Estas informações são analisadas e interpretadas pelas ferramentas tecnológicas e auxiliam na tomada de decisões de forma mais precisa.

Com estas análises, é possível calcular o ganho de peso dos animais, a quantidade de ração fornecida, acompanhar o controle sanitário, enfim, estes aplicativos e programas melhoram, consideravelmente, o controle dos processos gerenciais do produtor e otimizam o trabalho dos colaboradores. Os especialistas concordam que a pecuária de precisão tende a crescer. Principalmente, devido ao aumento da demanda do mercado da carne.

3) Vantagens, na prática, da pecuária de precisão

Agora que você já sabe o que é pecuária de precisão, deve estar se perguntando quais vantagens, na prática, ela oferece ao pecuarista. Não é mesmo? Veja abaixo as principais vantagens:

  • Já falamos acima que uma das vantagens é a tomada de decisões de forma mais precisa. Isso, na prática, significa que você pode vender ou comprar seus animais no melhor momento.
  • Ao vender e comprar seus animais de forma mais eficiente, você consegue aumentar seu lucro.

Um exemplo da pecuária de precisão na prática é a ferramenta desenvolvida pelo Alberto Pessina, o Pecuária de Decisão. Com ela, você recebe a previsão semanal do preço da arroba. Se você ainda não conhece essa ferramenta, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here