Confinamento Boitel VFL Brasil
Foto: Boitel VFL Brasil

Quais os desafios que os confinadores devem encontrar neste ano para engordar seus animais? Olhar para “fora da porteira” pode ser a chave do sucesso!

O país passa por mudanças e os confinadores que estão fechando seus animais no cocho devem estar atentos aos cenários que vão sendo traçados para poder garantir seu lucro. A influência política no mercado de insumos e o consumo interno de carne, são fatores que devem ser levados em conta.

Temos abordado em nossos artigos, principalmente, a questão da janela de reposição e o mercado do boi magro. Para aqueles que ainda não viram ou querem relembrar, acesse aqui: Como pensar na reposição do boi magro para confinamento?; Reposição: Janela de oportunidade se fechando.

Quando analisamos as praças no Brasil, São Paulo se destaca pelas altas no preço da arroba e a relação de troca do boi com o milho. Que favoreceram e mantiveram um cenário positivo para os confinadores. Esse cenário, porém, não se concretizou em outras regiões. Mais detalhes você acompanha no vídeo exclusivo abaixo.

Com o mercado firme e as cotações subindo, precisamos encontrar estratégias que possam garantir uma maior margem de lucro para o nosso confinamento, certo? Para responder essa pergunta, pedimos ao Alberto Pessina, CEO da Agromove e criador do Pecuária de Decisão, que ilustrasse esses cenários para ajudar na nossa tomada de decisão.

O preço dos insumos na maior parte das regiões está abaixo da normalidade quando comparamos a sua representatividade na receita de um Boi Gordo. Ou seja, o custo da ração está representando algo próximo a 22% da receita obtida com um boi gordo de 18@. Esta proporção está dentro da média dos últimos 10 anos, que varia de 20% a 24%, dependendo da região. Quem não se desesperou com a alta do milho entre Janeiro e Fevereiro e acompanhou o Pecuária de Decisão, montou relações melhores que esta.

Gráfico 1. Milho x Eficiência de Insumos em GO (%)

Gráfico 1. Milho x Eficiência de Insumos em GO (%).
Fonte: Agromove.
Gráfico 1. Milho x Eficiência de Insumos em GO (%).
Fonte: Agromove.

Segundo a análise do Alberto Pessina, ” Em GO o problema está na reposição, ficou mais cara do no ano passado. Esse fator atrelado à estabilidade da arroba do boi gordo no estado, gera uma menor Margem Bruta (Eficiência Comercial). Em valores, a reposição saiu de uma média de 68% para 72% da receita com o boi gordo”.

Para quem não conhece, o Pecuária de Decisão é uma ferramenta capaz de ajudar nas tomadas de decisão da sua fazenda, seja na compra e/ou venda de animais e/ou insumos. Ela foi desenvolvida para facilitar a vida do produtor que deseja maximizar seu lucro, trabalhando com análises de mercado e consultoria com um dos maiores especialistas em mercado agropecuário.

Veja o vídeo exclusivo com a análise completa:

Cenários diferentes no país desafiam os confinadores.

Quer saber qual o impacto do seu investimento em produtividade na lucratividade da sua fazenda? Qual o preço que precisa vender o seu boi para ganhar dinheiro na pecuária? Qual o risco, de na hora da venda, o preço do boi gordo cair?

>> Você já solicitou gratuitamente os nossos e-books sobre “Produção e Conservação de Silagem”, “Produção de Volumoso por meio da Fenação” e “Vedar Pastagem para Reservar Alimento para a Seca”?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here