Raça Brahman Foto: Carlos Lopes.
Raça Brahman Foto: Carlos Lopes.

A cotação do boi gordo, em julho e início de agosto, continua estável devido ao aumento da oferta de animais no mercado.

O problema da vaca louca em junho, as geadas em algumas regiões e recuperação lenta das exportações têm segurado as cotações.

1. Efeito vaca louca sobre a oferta.

O caso de vaca louca no MT, causou o bloqueio das exportações e a queda na cotação do boi gordo. Isto também gerou uma retenção de animais nos pastos.

Esta retenção fez com que os produtores desovassem os animais em julho, quando as cotações começaram a se recuperar. É interessante observar, que mesmo com a maior oferta de animais em julho, as cotações do boi gordo foram maiores que junho. Este movimento, apesar de ter contido a alta, nos indica uma demanda forte pelo boi gordo.

>> Você já solicitou o e-book Pecuária Eficiente? Clique aqui!

2. Geadas aceleram oferta de animais para abate.

As geadas que ocorreram em julho, em algumas regiões do país, também aumentaram a oferta de animais para abate. As camadas de gelo queimaram as reservas de pasto em algumas regiões. O que obrigou os produtores que haviam vedado as pastagens, a acelerarem a estratégia de venda dos animais.

É interessante observar que as indústrias têm tentado segurar a cotação do boi paulista, mesmo após a recuperação das exportações. Porém, nas demais praças, as cotações estão subindo conforme a oferta vai se enxugando.

Assista a análise da tendência do mercado para as próximas semanas.

3. Cotações do Boi gordo são afetadas pela lenta recuperação das exportações.

Apesar do bom desempenho das exportações no ano, crescendo 22% no acumulado do ano sobre 2018, a recuperação das mesmas, após a crise da vaca louca, está lenta.

Somente no final de julho, o ritmo começou a se normalizar e mesmo assim, as exportações apresentaram um fraco crescimento sobre julho/18. Este movimento, somado com a maior oferta gerada pelos itens anteriores têm levado as cotações do boi gordo a uma lenta recuperação no país.

Espera-se que as exportações voltem a assumir um ritmo mais forte em agosto e a oferta comece a se reduzir. Somente esta mudança no mercado poderá gerar preços maiores.

A análise da mudança de tendência e da Probabilidade de Queda nos preços nos relatórios da Plataforma Pecuária de Decisão, indicará ao produtor, quando o movimento mudou de direção.

Quer aprender a explorar as oportunidades que as oscilações de commodities oferecem? Clique aqui e conheça o Pecuária de Decisão, um sistema de análise que auxilia os produtores a melhorar o seu lucro.

Leia mais em nossos artigos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here