Terra sendo preparada para o plantio.

Os fertilizantes desempenham papel fundamental na agricultura e têm sido um elemento chave para o crescimento da produtividade agrícola mundial no último século. Além disso, considerando o aumento contínuo da população mundial, a utilização de adubos continuará sendo crucial para o atendimento da demanda mundial de alimentos e outros produtos agrícolas. Desta forma, o setor de fertilizantes seguirá também em expansão.

Figura 1 - Exemplo de fertilizante nitrogenado.
 Fonte: adaptado de Cellcode.
Figura 1 – Exemplo de fertilizante nitrogenado.
Fonte: adaptado de Cellcode.

Os fertilizantes são utilizados no momento de adequação do solo para o plantio, sendo seu tipo e quantidade determinados após a etapa de amostragem de solo. Para saber mais sobre este importante procedimento, leia o artigo: “Amostragem de solo e a produtividade de sua lavoura“.

Os adubos podem ser orgânicos ou minerais. Adubo mineral, ou inorgânico, é um composto que fornece um ou mais nutrientes minerais, necessários para o crescimento das plantas.

Sendo o Brasil um dos principais produtores e exportadores agrícolas do mundo, o mercado de fertilizantes é um segmento importante para o país e os preços de adubos pesam consideravelmente no custo de produção agrícola, devendo ser levados em conta durante o planejamento da safra e compra de insumos. Segundo o IMEA (Instituto Matogrossense de Economia Agrícola), o custo de fertilizantes corresponde a 22% do custo total de produção de soja no Estado.

O artigo “7 sinais que indicam se sua empresa está comprando os insumos e vendendo a produção na hora certa!” apresenta algumas dicas de planejamento, especificamente para a pecuária.

Vale a pena ressaltar que mais de um fator é responsável pela queda ou aumento dos preços em um determinado cenário do mercado. Além disso, um fator geralmente influencia outro, como será exemplificado a seguir.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

Condições Climáticas

A demanda de fertilizantes é um fator que está intimamente relacionado com a produção agrícola e as condições climáticas da safra. Quando a safra sofre com a falta de chuvas ou outros fenômenos climáticos, a demanda por insumos diminui. Desta forma, os preços dos adubos sofrem redução.

Por exemplo, de acordo com o site americano Agri-Pulse, com a atual redução da safra americana e a dificuldade de plantio enfrentada pelos produtores de milho, a demanda de diversos insumos tem diminuído. Em Indiana, um dos principais estados produtores de milho, a redução de compra de adubo nitrogenado chega a 40%. Assim, lojas revendedoras de fertilizantes e outros insumos têm reduzido os preços dos adubos a fim de evitar maiores prejuízos e diminuir seus estoques.

Curso Lucrar Alto Fora da Porteira - Agromove
Curso Lucrar Alto Fora da Porteira – Agromove.

Preço do Dólar

Apesar de grande potência agrícola, a indisponibilidade de recursos naturais para a fabricação, entre outros motivos, torna o Brasil dependente da importação de fertilizantes para a produção de suas lavouras. Segundo Priscila Richetti, gerente de inteligência de mercado da Yara Brasil, cerca de 70% dos adubos ofertados no país chegam pelos portos. Assim, a variação do preço do dólar impacta diretamente no custo pago pelo produtor brasileiro.

Em 2018, o preço do dólar em relação à moeda nacional foi um dos motivos apontados pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) que provocou a alta dos preços de fertilizantes, além do aumento no custo da matéria prima para produção de adubos, o próximo fator a ser abordado.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

Custo da Matéria Prima

Segundo o Market Realist a variação do custo dos insumos necessários pela indústria química altera o preço dos fertilizantes. A produção de fertilizantes nitrogenados demanda principalmente gás natural (transformado em amônia) e ureia para sua fabricação. Nos Estados Unidos, o aumento dos preços do gás natural triplicou o preço dos adubos nitrogenados em 2008. No Brasil, o preço do gás natural e sua variação é um tema frequente na mídia e atualmente, o preço deste insumo é considerado o mais caro em 7 anos.

Figura 2 - Matérias-primas para fabricação de fertilizantes.
Fonte: Fertilizantes Heringer.
Figura 2 – Matérias-primas para fabricação de fertilizantes.
Fonte: Fertilizantes Heringer.

Período do ano safra

No período de preparação para o início de uma nova safra, a demanda por diversos insumos cresce e, assim, também sobe os preços dos adubos. Este foi o cenário dos últimos 2 meses no Brasil. A preparação para a safra 2019/20 tem elevado os valores dos fertilizantes no mercado.

De acordo com informações divulgadas pelo Rabobank, o preço do cloreto de potássio sofreu valorização de 10%, embora preço do MAP (fosfato monoamônico) tenha caído 15% em comparação ao preço de alguns meses atrás.

Dentro deste cenário de alta dos preços, o produtor tem encontrado dificuldade em obter fertilizantes, pois na maioria das vezes o produtor realiza a troca deste insumo pela saca do seu grão. Por ser necessário um maior número de sacas para adquirir o mesmo volume de adubo, a demanda pelo mesmo tem sofrido redução.

Preço das commodities agrícolas

O preço de commodities agrícolas como milho e soja impacta no preço dos fertilizantes à medida que altera o bolso do produtor agrícola, de acordo com o artigo do Market Realist. Quando os preços dos grãos estão baixos, o produtor destes grãos recebe um valor menor ao fim da safra. Desta forma, o produtor reduz sua aquisição de adubos, o que leva ao aumento dos estoques destes produtos, caso não ocorra redução dos preços destes insumos.

Diante do cenário oposto, de alta dos preços dos grãos, produtores têm maior poder de compra e buscam adquirir maior volume de adubos para produzir e lucrar mais com o valor elevado dos preços das commodities. O artigo “Principais fatores que influenciam os preços de milho e soja no mercado brasileiro” explica melhor a flutuação dos preços de commodities agrícolas.

Webinars Agromove
Webinars Agromove.

Sanções comerciais e políticas econômicas

Políticas econômicas como subsídios agrícolas podem afetar a demanda por fertilizantes, impactando assim o seu preço em determinado mercado. Tarifas e outras ações comerciais entre países também podem afetar a demanda e preço de fertilizantes, principalmente as tarifas relacionadas a comercialização de grãos.

Segundo os economistas John Baffes e Wee Chian Koh, a tensão comercial entre China e Estados Unidos  ainda pode provocar alterações no mercado e preço de fertilizantes. Em 2018, a guerra comercial levou produtores americanos a plantarem mais milho – que demanda maior volume de nitrogênio – diante da imposição de tarifa de 25% sobre a soja estadunidense, alterando a demanda de fertilizantes do país.

Esta informação foi confirmada e complementada pelo consultor da YARA, Randal Ribeiro, em entrevista. Segundo ele, o maior plantio de milho no país norte americano gera maior volume de adubos, principalmente de nitrogenados e fosfatados. Consequentemente, os preços destes fertilizantes estão sofrendo aumento no mercado internacional.

Estoques

Os estoques de passagem se referem ao montante de adubo ofertado da safra, que não foi comercializado até o final da mesma e que será novamente disponibilizado na próxima safra. Por impactarem diretamente a oferta de adubo, também podem e influenciam nos preços destes insumos. Em dezembro do ano passado, o preço da ureia no mercado interno sofreu redução de 4% por conta da redução do preço do dólar e o maior estoque nas indústrias.

Figura 3 - Exemplo de fertilizante potássico.
Fonte: Maxpixel.net.
Figura 3 – Exemplo de fertilizante potássico.
Fonte: Maxpixel.net.

Conclusão

Os adubos são essenciais para a garantia de boa produtividade agrícola e atendimento da demanda de produtos agrícolas.  Por serem parte significativa do custo de produção agrícola, o acompanhamento dos preços dos adubos é uma atividade importante para o planejamento do produtor que visa aumentar a rentabilidade de seu negócio e entendimento dos fatores que alteram os preços dos fertilizantes no mercado internacional visa facilitar este processo.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

>> Assista nossos webinars em https://blog.agromove.com.br/webinars/

>> Você conhece os Simuladores Econômicos da Agromove? Eles nos ajudam a preparar um bom planejamento e simular cenários. Elaboramos duas planilhas especiais que auxiliam a entender se você está fazendo um bom investimento com o seu dinheiro.

Webinars Agromove
Webinars Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here