Recria Gado de Corte. Foto: José Maria Matos.
Recria Gado de Corte. Foto: José Maria Matos.

Nas últimas décadas, estruturar estratégias para a reposição de animais na pecuária de corte ganhou grande relevância.

No gráfico abaixo, percebemos a diferença entre a arroba do bezerro e do boi gordo na última década. Podemos verificar que a arroba do bezerro, que tinha um ágio de 20 a 30% do valor da arroba do boi antes de 2014, subiu para patamares de 35 a 55%.

Ágio da Arroba do Bezerro sobre o Boi Gordo. Fonte: Agromove.
Ágio da Arroba do Bezerro sobre o Boi Gordo. Fonte: Agromove.

No webinar Estratégias para a Reposição de Animais na Pecuária de Corte, Alberto Pessina, CEO da Agromove, demonstra como superar os desafios para a recria e engorda, utilizando ferramentas de gestão que auxiliam o produtor a melhorar a sua Eficiência Comercial e as relações de troca na pecuária.

1. Desafios nas Estratégias para reposição de animais na Pecuária de Corte.

No artigo Reposição de animais: Como podemos lucrar com este movimento?, observamos alguns desafios importantes para a manutenção de crescimento da atividade, dentre eles:

  • O aumento da relevância do custo da reposição na atividade de recria e engorda.
  • Os desafios de aumentar a oferta de bezerros em uma atividade que tem uma ineficiência natural de produzir menos de um bezerro por vaca ano.
  • Disputa pela eficiência de uso da terra com outras culturas e atividades.
  • Dificuldade de abertura de novas áreas de expansão.
  • Necessidade de aumentar a produtividade da recria, engorda e dos elos seguintes na cadeia para suportar o aumento nos custos da reposição.

Estes pontos nos levam a um questionamento importante.

2. Com suportar a tendência de aumento do custo da reposição nos sistemas produtivos?

Webinar Estratégia para a Reposição e vedação de Pastagens
Webinar Estratégia para a Reposição

Uma das formas de superar o aumento do custo da reposição está no aumento da produtividade nos elos seguintes na cadeia. Este aumento de produtividade ajuda a diluir o aumento do custo da reposição, através de ganho de mais arrobas com um custo menor ou maior eficiência logística e menores tributos.

Porém, todas dependem de um aumento de tecnologia no setor. Quando as tecnologias já existem e a mudança depende da simples adoção, a transformação é mais rápida. Quando depende de investimentos, mudança de cultura ou inovação tecnológica, a mudança é mais lenta.

No Webinar, o palestrante demonstra como a utilização de simples ferramentas de gestão e inteligência de mercado podem auxiliar o produtor a aproveitar as oscilações do mercado.

Em 80% das vezes, os melhores momentos para se fazer a reposição, não ocorre no mesmo momento de se vender.

Alberto Pessina
CEO Agromove

No gráfico abaixo, podemos reparar que quando analisamos o ágio diário da arroba do bezerro ao longo dos anos, ele apresenta grande oscilação. Este movimento ocorre devido a uma maior volatilidade do preço do boi gordo em relação ao bezerro.

Ágio Diário da Arroba do Bezerro sobre o Boi Gordo.
Ágio Diário da Arroba do Bezerro sobre o Boi Gordo.

Para que possamos explorar estas oportunidades do mercado, somos obrigados a utilizar as tecnologias de inteligência de mercado. Estas tecnologias, nos permitem analisar uma gama de informações de mercado para gerar uma solução com menor risco.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

3. Ferramentas de Gestão para Melhorar a Eficiência Comercial da Pecuária de Corte.

Com as tecnologias de informação e bancos de dados, podemos criar ferramentas que auxiliam os produtores a encontrarem os momentos para comercializar melhor a sua produção e matéria prima. Estas podem ser implantadas com custo benefício altíssimo para o produtor.

Imagine você saber, no momento da aquisição dos animais, se o seu investimento tem potencial de retorno alto ou baixo?

Na figura abaixo, demonstrada no Webinar Estratégias para a Reposição de Animais na Pecuária de Corte, o produtor pode analisar no momento da compra de seus animais, se o preço pago tem potencial de retorno.

A utilização de Plataformas Inteligentes que auxiliam a identificar as tendências de mercado e a partir destas, orientar o produtor a identificar as oportunidades de compra e venda ao longo do ano, podem gerar impactos de 83% no resultado operacional.

Reposição de Animais na Pecuária de Corte.
Plataformas Inteligentes Agromove
Reposição de Animais na Pecuária de Corte.
Plataforma Inteligente Agromove

Conclusão

Como demonstrado nos desafios, o aumento da produção na pecuária está relacionado com a intensificação dos sistemas produtivos. A intensificação da produção, demanda um aumento do capital investido e, consequentemente, uma melhora na gestão de risco.

Por outro lado, o aumento da população global e da demanda por alimentos, têm elevado o número de países que importam alimentos e reduzido o número de países com excedente. Esta mudança nas relações tem aumentado a influência da relação das cadeias e problemas globais na formação dos preços das commodities, causando maior volatilidade.

Uma maior complexidade das forças que influenciam a volatilidade dos preços demanda análises de dados mais complexas. Nesta linha, as ferramentas de análise de bancos de dados, através de inteligência de mercado, podem trazer mudanças significativas na gestão de risco e rentabilidade das commodities.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

Leia mais:

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.
Webinars Agromove
Webinars Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here