Bezerro recém nascido. Foto: BOY Fotógrafo.
Bezerro recém nascido. Foto: BOY Fotógrafo.

É comum escutar no meio pecuário que a cria é a atividade que gera menos resultados. Ela é sempre relegada, posta nas piores áreas da fazenda, sempre pensando que a vaca vai parir o bezerro de qualquer forma e seja onde for.

Só que na verdade a cria é uma atividade extremamente rentável, desde que se tenha dedicação e esforço. Além disso, é uma das atividades da pecuária mais suscetíveis à aplicação de tecnologia.

Não obstante que os dados adquiridos em fazendas melhor gerenciadas e tecnificadas mostram que as variações de resultados são muito grandes.

Para se ter uma fazenda melhor gerenciada é necessário olhar de forma crítica para o seu sistema de produção. E quando se olha de forma crítica para o sistema de produção de uma propriedade, para a cria em especial, é necessário se prender a dois fatores principais, a taxa de lotação (UA/ha) e a taxa de desmama (kg de bezerro desmamado/ha/ano). A análise destes fatores em conjunto gera aquilo que chamamos de Escala de produção.

E esta escala vai mostrar de forma bastante visual o crescimento da sua produtividade, até porque hoje em dia, a venda de bezerros é feita em quilogramas e não por cabeça. Ou seja, quanto maior a escala, maior é a produtividade e na hora da venda você conseguirá ter uma maior quantidade de quilogramas de bezerro por hectare por ano.

Mas então para aumentar minha produtividade eu preciso olhar apenas para estes dois fatores?

A resposta curta é sim, a resposta mais completa é que estes dois fatores, quando olhados com mais atenção, são muito mais complexos e devem ser avaliados individualmente antes de serem avaliados em conjunto.

É esse o foco do nosso webinar apresentado pelo engenheiro agrônomo Renato Vianna Peres. Nele, ele comenta quais são as mudanças na sua gestão, que vão tornar a sua cria mais competitiva e com resultados cada vez melhores.

Acesse o webinar no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-renato-peres-cria-competitiva-gravado e aproveite as dicas.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here