5 fatores que podem ser os responsáveis pela perda de produtividade da lavoura

0
198
5 fatores que podem afetar a produtividade
5 fatores que podem afetar a produtividade

O Brasil é considerado o celeiro do mundo, isso é um fato. E são diversos os fatores que contribuem para colocá-lo nessa posição. Como diz a frase “moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Nosso país possui muitos atributos climáticos, hidrológicos, de solo e área que contribuem em muito, para que a sua produção agrícola se posicione entre os primeiros lugares do mundo, utilizando apenas 7,6% (de acordo com a NASA), do território total, com agricultura. No entanto, quando se fala de produtividade da lavoura, alguns estudos indicam que existe um Yield Gap a ser explorado.

Você quer receber este artigo completo em PDF? Solicite aqui!

O que é Yield Gap?

Yield Gap ou quebra de produtividade, de acordo com o Professor Sentelhas da ESALQ-USP  é um conceito agrícola que indica o quanto se está deixando de produzir por conta de práticas de manejo que não são ótimas ou são sub-ótimas. Isto é, quando a falta de um manejo adequado reflete em uma perda de produtividade dentro e fora da lavoura.

Figura 1 - Gráfico demonstrativo de Yield Gap e sua relação com a produtividade da lavoura.
Fonte: Meteorologia Agrícola ESALQ-USP.
Figura 1 – Gráfico demonstrativo de Yield Gap e sua relação com a produtividade da lavoura.
Fonte: Meteorologia Agrícola ESALQ-USP.

O termo produtividade pode ser dividido em 3 tipos diferentes:

  • Produtividade Potencial
  • Produtividade Atingível
  • Produtividade Real

Produtividade Potencial

A produtividade potencial é dada apenas por um conceito, ou seja, ela não existe na prática. Este tipo ou nível de produtividade indica o máximo produtivo da planta, qual a máxima produzida por uma determinada cultivar de uma determinada cultura, em situações ótimas de plantio. Em suma, o tipo de produtividade potencial é afetado apenas pelo fator genético e para estimá-lo, não se leva em consideração os fatores climáticos ou de manejo.

Produtividade Atingível

Esta produtividade, indica o máximo valor atingível em um local. Neste caso, o nível de produtividade considerado atingível, como o próprio nome diz, é possível de ser alcançado com um manejo ótimo. Isto é, o nível de produtividade atingível tem como fator limitante apenas as adversidades incontroláveis. Os fatores controláveis, que englobam o manejo, podem ser superados quando feitos de maneira ideal.

Produtividade Real

O tipo de produtividade real, indica a produtividade final que se consegue no campo, é a que de fato se consegue na lavoura. Esta produtividade, leva em consideração todos os fatores que afetam a planta, fatores genéticos, climáticos e disponibilidade de água, além dos fatores de manejo. Os fatores limitantes desta produtividade são fatores controláveis.

Com estes conceitos e tendo conhecimento de alguns fatores que afetam a produtividade na lavoura, conseguimos visualizar que existe a possibilidade de aproximar os teores de produtividade real aos de produtividade atingível. Diminuindo assim a quebra de produtividade (Yield Gap explorável).

Figura 2 - Gráfico indicando os tipos de produção.
Fonte: Meteorologia Agrícola ESALQ-USP.
Figura 2 – Gráfico indicando os tipos de produção.
Fonte: Meteorologia Agrícola ESALQ-USP.

>> Você já solicitou o e-book Pecuária Eficiente? Clique aqui!

Quais são os 5 fatores que podem ser os responsáveis pela perda de produtividade da sua lavoura?

São muitos os fatores de manejo que podem, e devem, ser otimizados para explorar melhor a região de Yield Gap. Porém, neste texto iremos falar de 5 dos principais fatores que afetam a produtividade agrícola do país.

Plantas daninhas

Com certeza, são um fator limitante de extrema importância. Por serem plantas pioneiras, elas possuem um crescimento rápido e vigoroso, ultrapassando facilmente as plantas cultivadas, que possuem um crescimento mais lento. Por isso, são fortes competidoras por água, luz, nutrientes e sol. E podem diminuir em até 70% da produção final da lavoura (em casos mais extremos).

pH do solo

pH é a unidade de medida que indica o teor de íons H+ no solo, dizendo o quão ácido ou alcalino está o mesmo. Este teor afeta a disponibilidade de nutrientes e de elementos tóxicos para as plantas. A faixa ideal de pH do solo para a agricultura é de 6,5 a 7,5. Caso não se encontre dentro destes valores (solos muito ácidos ou muito alcalinos), o crescimento e a produtividade podem ser afetados de forma negativa.

Figura 3 - Faixa de pH.
Fonte: Plantei.
Figura 3 – Faixa de pH.
Fonte: Plantei.

Teor de nutrientes

A disponibilidade de nutrientes para as plantas é um dos principais fatores que afetam seu crescimento e produtividade. Ter uma nutrição balanceada é essencial para a vida de qualquer ser vivo e isso não exclui as plantas. Um manejo adequado de nutrientes permite o pleno crescimento e produção das plantas cultivadas.

Logística

Os fatores que impactam a produção da fazenda não se limitam apenas à lavoura (dentro da porteira). Levar o produto em sua máxima qualidade possível para o consumidor final também é um fator positivo para o produtor. Para que isso ocorra, técnicas de pós colheita e armazenamento corretos, além de uma logística bem feita e com maquinários adequados, são essenciais.

Inovações

A FAO (Food and Agriculture Organization) já apresentou diversos modelos de demanda futura por alimentos no mundo. De acordo com a organização, a demanda por alimento aumentará em 70% e para abastecer toda essa quantidade, um dos fatores importantes é a inovação. A tecnologia será e já está sendo essencial para o melhor aproveitamento da produtividade. Seja pelo aumento da agilidade na produção, seja na melhor visibilidade do produtor quanto sua lavoura.

>> Você quer receber gratuitamente o e-book Pecuária Inteligente? Solicite o seu!

Considerações finais

O melhor manejo destes 5 fatores, permite que o Yield Gap seja melhor explorado e os números da produtividade real se tornem mais próximos da produtividade alcançável.

Mas como vou saber qual a melhor forma de realizar este manejo da maneira mais eficiente?

Para isso, a Agromove disponibilizou o e-book “7 estratégias para aumentar a sua produtividade” de forma gratuita para ajudar a aumentar a produtividade da sua lavoura.

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

>> Quer saber os “7 fatores que influenciam os preços de adubos”, acesse nosso artigo!

>> Leia mais sobre plantas daninhas em “Plantas daninhas: um glossário sobre o seu manejo”, “Plantas daninhas: um guia prático para o produtor” e “Por que você precisa saber sobre o manejo integrado de plantas daninhas (MIPD)?”.

Você conhece as Novas Plataformas Inteligentes Agromove? Tenha muito mais que as Cotações do Boi Gordo, Milho e Soja atualizadas diariamente em suas Mãos!

Nova Plataforma Agromove
Nova Plataforma Inteligente Agromove

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here