A imagem da esquerda mostra uma soja vigorosa se desenvolvendo. E a imagem da direita retrata exemplares de Brangus-Ibagé.
A imagem da esquerda mostra uma soja vigorosa se desenvolvendo. E a imagem da direita retrata exemplares de Brangus-Ibagé.

Os preços da soja estão muito relacionados ao mercado internacional e aos dois maiores exportadores mundiais. Somente o Brasil e EUA representam mais de 70% das exportações globais.

No entanto, a China também é um importante importador, representando mais de 65% das importações de soja. Esta representatividade também coloca as decisões dos chineses com alto impacto sobre os preços da soja.

Dado a importância destes players, temos 3 fatores que devem aumentar a volatilidade dos preços da soja na próxima safra.

1. Disputa comercial entre China e EUA

  • Recentemente vimos que estas disputas ainda estão longe de terminar, com a taxação dos EUA de 10% sobre $300 bilhões de produtos chineses.
  • Após o anúncio dos americanos, os preços da soja despencaram no mercado americano, dado o sentimento do mercado de novas retaliações por parte dos chineses.
  • Esta batalha pode beneficiar o Brasil com maiores compras dos chineses, principalmente se houver quebra de safra americana.

2. Potencial quebra de safra americana x preços da soja.

  • Menor área plantada – os baixos preços da soja no mercado americano desincentivaram o plantio da soja, que direcionaram uma parte da área para o milho, segundo o USDA.
  • Potencial quebra de produtividade – devido às condições climáticas ruins, o plantio americano e o desenvolvimento da soja estão bem atrasados, podendo impactar na produtividade final da lavoura. Assista nosso vídeo abaixo.

3. Aumento da demanda chinesa por proteína animal.

  • Peste Suína – em razão da peste suína, os chineses estão aumentando sua importação de proteínas animais de outros países. Só nos EUA, já há uma expectativa de 10% a mais de demanda por suínos no segundo semestre de 2019.

Em nosso e-book gratuito “Pecuária Inteligente”, demonstramos o modelo que usamos no Pecuária de Decisão.

Enfim, os preços da soja para a próxima safra terão maior volatilidade. Também temos que adicionar a estes fatores, a questão da valorização cambial no Brasil. Por este lado, observamos uma maior instabilidade no mercado mundial em razão das revisões para baixo de crescimento do PIB Mundial, apresentadas recentemente pelo FMI.

Ressaltamos que as questões de aumento das tensões comerciais, mudanças climáticas e maior sentimento de risco pelos investidores globais, tornam o capital mais seletivo em seus investimentos.

Dado a situação de incertezas no Brasil, fica difícil enxergar uma forte valorização da moeda no curto prazo.

Assista os comentários sobre produção, câmbio e preços da soja pelo nosso especialista Alberto Pessina.

Quer aprender a explorar as oportunidades que as oscilações de commodities oferecem? Clique aqui e conheça o Pecuária de Decisão, um sistema de análise que auxilia os produtores a melhorar o seu lucro.

Leia mais em nossos artigos:

>> Você já solicitou gratuitamente os nossos e-books sobre “Produção e Conservação de Silagem”, “Produção de Volumoso por meio da Fenação” e “Vedar Pastagem para Reservar Alimento para a Seca”?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here