Pôr do Sol com boi
Foto: BOY Fotógrafo.

O que mais se ouve no momento é a mudança no ciclo pecuário e todos os reflexos que surgem com estas mudanças. Mas como nós podemos olhar para esta mudança de forma que ela fique atrelada às nossas estratégias de empresa e, com isso, lucrarmos mais?

Para começar vamos à definição de ciclo. O conceito de ciclo está aplicado em diversas áreas do conhecimento, desde a biologia até a economia. E olhando para o conceito de ciclo econômico, nós temos o ciclo hegemônico que é aquele que apresenta um período longo de crescimento e uma crise forte, como acontece com os períodos de guerras e fatores muito graves. E temos dentro deste ciclo outros menores, e eles são chamados de ciclo de Kondratieff.

Quando passamos por momentos da nossa história é fácil notar os momentos de hegemonia e de crise dos ciclos. Começando com a hegemonia de Gênova/Habsburgo (1492-1618) que é seguida pela crise da guerra dos 30 anos (1618-1648), a hegemonia da Holanda (1648-1785), as guerras Napoleônicas (1785-1815), a hegemonia do Reino Unido (1815-1914), as guerras mundiais (1914-1945) e a atual hegemonia que é a dos Estados Unidos.

Quando falamos dos ciclos menores, ciclos de Kondratieff, notamos que estes pequenos ciclos são compostos por fases de recuperação, expansão, esgotamento e por fim a crise.

A crise, muitas vezes, é representada pela queda abrupta do preço seguida por um momento de stress do mercado. Então é possível ver períodos econômicos que transitam entre essas quatro fases.

Atualmente estamos, provavelmente, em um período de crise com todas as adversidades que estamos passando e, possivelmente, a próxima fase será o momento de recuperação que é o momento que demanda maior tempo.

Mas o que esse conceito de ciclos econômicos tem a ver com a pecuária?

Para ter acesso a essa e outras respostas acesse nosso webinar no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-felipe-moura-maior-oferta-animais-gravado.

Neste capítulo, nosso CEO, Alberto Pessina, compartilha conosco seus conhecimentos sobre os ciclos econômicos e sua relação com os ciclos pecuários, além de comentar sobre o risco do ciclo de maior oferta de animais.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here