Uma das coisas mais difíceis da fazer é tomar decisões dentro da gerência da empresa agrícola, ainda mais com a presença da pandemia da Covid-19 onde o mercado está extremamente oscilante e precisamos estar preparados para todas as oportunidades.
Antigamente o que nos acompanhava no campo era a famosa planilha e um celular simples, que as pessoas usavam para fazer ligações esporádicas. Hoje, com os smartphones, as pessoas têm acesso a muita informação e elas recebem esta informação o tempo todo (tanto ela quanto seus parceiros).
A questão é que este excesso de informação gera indecisão, o que não é bom, pois o mercado não espera. O mercado vai continuar seguindo, subindo e descendo, e acabamos perdendo oportunidades por conta desta indecisão.
Mas como eu vou resolver este problema da indecisão?
O primeiro passo a ser seguido é a geração de indicadores de gestão de mercado, sem estes indicadores a gestão não tem um norte e acabamos não sabendo se estamos trabalhando bem ou mal a nossa gestão.
Para realizar este primeiro passo nós precisamos ter uma gestão de custos focada em mercado, gestão estratégica de preços da produção e indicadores de gestão fora da porteira.
Para enxergarmos melhor isso, passemos para uma planilha DRE. Nela nós temos os custos variáveis e dentro destes custos variáveis nós temos:
- Custo dos animais
- Custos de despesas variáveis
- Margem de contribuição
São nestes três indicadores que devemos focar nossa atenção e eles são custos considerados fora da porteira.
Estes fatores não dependem da eficiência da sua fazenda, você está simplesmente comprando e se você fizer isso bem ou mal, isso vai pesar significativamente no seu custo e sobre a sua receita.
Um outro indicador é a sua receita, se você vender bem o impacto é positivo, se você vender mal o impacto é negativo. No entanto, diferente do custo, a receita tem o fato produtividade envolvido.
A partir disso a gente já consegue entender muita coisa sobre como gerir melhor o mercado no fora da porteira.
Mas o que isso tem a ver com as estratégias de mercado e como vou melhorar minha receita?
A resposta para esta pergunta e muitas outras você encontra no webinar apresentado pelo engenheiro agrônomo e também CEO da AGROMOVE, Alberto Pessina, onde ele apresenta os pontos mais importantes que devemos ter atenção para melhorar e otimizar nossa estratégia de mercado. Acesse o webinar no link https://materiais.agromove.com.br/dieta-lucrativa-gravado e encontre tudo que você precisa saber para melhorar suas estratégias de mercado para garantir uma dieta lucrativa.
>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.
>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.
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>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.