fbpx
Início Agricultura Agricultura 4.0: tecnologia aliada à sua lavoura

Agricultura 4.0: tecnologia aliada à sua lavoura

1904
1
Agricultura 4.0
Arte: Agromove.

Drones, GPS, sensoriamento remoto, SIG e outros, são sinônimos do que há de mais tecnológico na atualidade. A adoção de métodos e tecnologia da informação são os componentes básicos da chamada Agricultura 4.0

Mas o que é Agricultura 4.0?

Neste texto vamos explicar o que é e como esse tipo de tecnologia pode ajudar no campo.

Introdução

Desde o início da civilização, o ser humano vem evoluindo tecnologicamente. E os principais exemplos dessa evolução foram os “booms” causados pelas revoluções industriais. Pode-se dizer que essas revoluções estimularam o crescimento acelerado da economia e a evolução de ambientes urbanos. Porém, o ambiente rural não ficou atrás neste quesito.

Histórico da tecnologia no ambiente rural

Até o final do século XVII, a agricultura baseava-se na tração animal, o que a tornava mais lenta e pouco produtiva quando comparada com a atualidade. Contudo, no século XVIII, com a primeira revolução industrial, houve uma gigante contribuição das indústrias criadas nas grandes metrópoles, para levar a tecnologia da época para o ambiente rural.

Naquela época, o maquinário agrícola era movido a vapor e pesava cerca de 20 toneladas. Porém, a inserção de máquinas agrícolas (conhecida como mecanização do campo), elevou consideravelmente a produção.

O século XX trouxe consigo a maior mudança no ambiente rural. Além da implantação dos motores movidos a gasolina, a agricultura também ganhou com o desenvolvimento de fertilizantes, herbicidas e outros agroquímicos.

Com a chegada do século XXI, e com ele a terceira revolução industrial (a revolução da internet) houve a possibilidade de realizar as atividades agrícolas de maneira remota e utilizar da tecnologia da informação.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

O que é Agricultura 4.0?

De acordo com Silvia Massruhá, primeira mulher a presidir a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, a Agricultura 4.0 é “Agricultura digital: da biotecnologia ao Big Data, a agricultura moderna e globalizada”.

Big Data: grande volume de dados que analisados e interpretados, geram alto impacto nos negócios.
Big Data: grande volume de dados que analisados e interpretados, geram alto impacto nos negócios.

Isso quer dizer que a Agricultura 4.0 é a integração de toda a tecnologia de ponta utilizada. O que abrange desde a biotecnologia até o uso de GPS e SIG.

Silvia Massruhá ainda complementa sua frase com: “Nosso desafio é, como integrar todas estas tecnologias para continuarmos a ser protagonistas da produção e exportação agropecuária. A TI é a mola propulsora e integradora dentro e fora da cadeia produtiva”.

Mas o que é TI?

TI, ou também conhecida como Tecnologia da Informação, é um conjunto de recursos tecnológicos que atuam para alcançar um objetivo comum. Ela utiliza hardwares e softwares. No âmbito agrícola, a tecnologia da informação engloba o melhoramento genético, bioinformática, uso de equipamentos modernos, agricultura de precisão, logística, etc. Todas essas tecnologias estão cada vez mais conectadas, atuando em conjunto. Desta forma, a tecnologia da informação auxilia na tomada de decisão e na gestão rural.

Um bom exemplo de tecnologia da informação é o uso de ferramentas e plataformas que auxiliam no planejamento da compra e venda do gado, commodities e afins. As Plataformas inteligentes Agromove são um exemplo destas ferramentas. Ferramentas que tem o objetivo de disponibilizar para o produtor, análises de mercado em tempo real. Além de ajudar a ter uma melhor visão do mercado futuro. Baixe o e-book Pecuária Inteligente gratuitamente e veja os resultados.

Curso Lucrar Alto Fora da Porteira - Agromove
Curso Lucrar Alto Fora da Porteira – Agromove.

Métodos já adotados

De fato, a Agricultura 4.0, junto com a tecnologia atual, ainda vai evoluir muito. Mas nos dias de hoje, esse conjunto de técnicas já vem ajudando o produtor rural.

A Agricultura 4.0, já está presente na lavoura quando se utiliza de:

Análise de clima

Ter equipamentos meteorológicos dentro da fazenda ajuda na produção. Esses equipamentos medem o tempo e o clima de maneira mais local e portanto, mais precisa. Auxiliando assim, o produtor a tomar melhores decisões quanto aos métodos culturais a serem utilizados. Por exemplo, se é necessário irrigar a lavoura ou não.

GPS (Sistema de Posicionamento Global)

Além de auxiliar na logística dos transportes, o GPS já está sendo usado como um guia para tratores com piloto automático. Por meio do piloto automático, a janela de plantio fica um pouco mais extensa, pois a máquina poderá trabalhar por mais tempo (inclusive durante a noite).

Telemetria

Com o auxílio desta tecnologia é possível delimitar espaços para tratar de pragas e doenças. Sensores acoplado ao maquinário são capazes de diferenciar plantas infestadas de plantas não infestadas. Essa técnica permite a aplicação localizada de agroquímicos, diminuindo massivamente a quantidade utilizada. As vantagens afetam positivamente o custo e o ambiente. Além disso, esta tecnologia pode ser utilizada no manejo de plantas daninhas, onde o jato de herbicida é feito apenas no local onde se encontra a planta daninha e não na área toda, economizando produto e impactante menos o meio ambiente.

SIG (Sistema de Informação Geográfica)

São programas de computador, que coletam informações geográficas como relevo, tipo de solo, entre outros. Além de, em alguns casos, ser capaz até mesmo de analisar o nível de infestações de plantas daninhas, por exemplo. Esse tipo de programa auxilia o produtor a escolher quais as melhores áreas para determinado tipo de plantio ou para determinada cultura.

Drones

São veículos aéreos não tripulados equipados com GPS e câmeras. De acordo com a empresa Jacto, “Essas câmeras tiram fotos e realizam filmagens em alta definição a uma altura de até 60 metros. A autonomia de voo é de cerca de 40 minutos, o que permite registrar imagens em uma área de 40 hectares. A uma altura de 300 metros, um drone consegue capturar imagens de 6 hectares em uma única foto.”

Drone na Agricultura 4.0.
Foto: David Henrichs.
Drone na Agricultura 4.0.
Foto: David Henrichs.

Biotecnologia

A biotecnologia é o recurso tecnológico mais utilizado dentre todos os já citados. Está presente na lavoura desde o melhoramento genético até o tratamento de sementes. Ademais, a biotecnologia também está presente no manejo biológico de plantas daninhas, pragas e doenças.

Perspectivas futuras para a Agricultura 4.0

Como já mencionado no texto sobre a importância da soja, em 2050, a população mundial alcançará cerca de 9,8 bilhões de pessoas. Com isso, a previsão é de que a produção de alimentos deverá aumentar em cerca de 70%.

Em seu texto, Agriculture 4.0 – The Future Of Farming Technology (Agricultura 4.0– o futuro da tecnologia agropecuária), Oliver Wyman diz que a Agricultura 4.0 só tende a crescer e se estabilizar ainda mais como ferramenta para o produtor rural. As perspectivas são de que essa tecnologia vai auxiliar no aumento da produção e suprimento da demanda gerada pelo aumento da população.

Conclusão

A gama de tecnologias que compreende a Agricultura 4.0 traz diversas vantagens ao produtor. Ao aplicar o uso de softwares e acompanhamento remoto, a redução no tempo de trabalho, além da gestão da produção de maneira mais confortável é certa. É importante ressaltar que, a aplicação de novas tecnologias na lavoura vai exigir do produtor especialização e preparo. Contudo, isso irá auxiliar em muito o aumento da eficiência, por consequência a produtividade, e a redução dos desperdícios, resultando em um maior controle dos custos. Por isso, o futuro da produção agrícola será, certamente, ter a Agricultura 4.0 cada vez mais presente no campo.

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

>> Assista nossos webinars em https://blog.agromove.com.br/webinars/

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

1 COMENTÁRIO

  1. Sem duvida a agricultura moderna tem os seus desafios, que são desafios muito técnicos por isso temos que buscar qualificação adequada sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here