Bezerros. Reposição de animais. Foto: Boy Fotógrafo.
Reposição de animais. Foto: Boy Fotógrafo.

É necessário tomar alguns cuidados quando se fala de calcular custo na agropecuária. E os conceitos gerais destes cuidados podem ser aplicados para qualquer cultura ou animal a ser produzido.

A primeira coisa que precisamos entender quando começamos a pensar em calcular custo de produção, é que cada sistema é único. Então nós não temos uma “receitinha de bolo” que se adequa e que serve para qualquer situação. Em alguns casos, vizinhos de cerca precisam de adaptações no cálculo de custo.

Isso é uma coisa que, na verdade, complica o cálculo de custo de produção. Então, é normal ter dificuldade na hora de realizar este cálculo. Também é por isso que muita gente simplesmente não calcula este custo.

É bem mais complicado realizar o cálculo de custo de produção em uma fazenda do que em um fábrica, por exemplo.

Mas por que é mais complicado?

Cada atividade agropecuária tem um ciclo de produção diferente, nós temos o frango que demora 42 dias e a produção de madeira de lei que leva algumas décadas. E muitas vezes, os ciclos são longos, duram mais de 2 anos, por exemplo. Então, é muito mais complexo do que calcular o custo de produção de uma fábrica que possui uma produção mais uniforme.

Além disso, em uma propriedade costuma-se ter mais de uma atividade acontecendo ao mesmo tempo. E cada atividade deve ser encarada como um centro de custos diferente, sejam atividades consideradas diferentes ou mais de uma etapa de uma mesma atividade.

Isso ajuda na identificação dos pontos de lucro e prejuízo dentro da atividade agropecuária.

Outro conceito importante que deve ser levado em consideração é que quanto melhor a qualidade dos dados que entram na conta, melhor o resultado. Cálculos realistas requerem controle e compreensão de todo o processo produtivo.

Muito interessante esse conceito inicial de custo de produção, né! Quer saber algumas ideias e sugestões de como aplicar estes conceitos?

Acesse o link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-camila-lae-custos-gravado e veja nosso webinar. Nele, Camila Raineri, professora nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFU, aborda alguns conceitos fundamentais sobre custos de produção, como usar custos na gestão, cuidados para um cálculo bem feito.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here