Estratégias Comerciais na Recria e Engorda

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Foto: Calves

Estratégias Comerciais na Recria e Engorda, podem fazer a diferença entre lucrar e perder dinheiro na Pecuária?

Como estruturar estratégias comerciais na recria e engorda a partir de dados e projeções?

Para uma análise adequada, é importante lembrarmos que a recria e engorda são atividades de longo prazo. Portanto, para encontrarmos as oportunidades, também devemos ter uma visão estratégica do mercado e um cenário de longo prazo.

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No gráfico abaixo, podemos observar quão importante é a estratégia de reposição para o ciclo de recria e engorda. Reparem que de julho/18 a maio/19 a arroba do bezerro subiu mais de 15%.

Projeção de preços do Bezerro 2019. Fonte: Agromove.
Projeção de preços do Bezerro 2019.
Fonte: Agromove.
  • Que aplicação financeira de baixo risco remunerou o capital desta forma?
  • O que o produtor poderia ter feito para aproveitar estas oportunidades?

Desde junho de 2018, estamos alertando sobre a oportunidade de compra de bezerros. Hoje, vamos analisar como segue esta perspectiva, dada a mudança nas condições de mercado.

No vídeo abaixo, podemos ver como as projeções foram elaboradas na época (jun/18).

Na simulação abaixo, estamos usando os cenários e projeções abordadas em relatórios anteriores do Pecuária de Decisão. Para compararmos o efeito de uma boa decisão estratégica, vamos apenas alterar, na simulação feita em jun/18 (vídeo acima), os preços de compra do bezerro e de venda do boi gordo e observar o impacto na rentabilidade.

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Na tabela 1, observem que a rentabilidade ainda é 112% superior ao CDI. O retorno da operação, mensurado pela TIR, está em 0,92% ao mês, ligeiramente superior a jun/18 (0,83% ao mês). É importante lembrar que estamos utilizando um preço de venda do boi gordo 10,3% superior a jun/18 e mesmo assim a rentabilidade subiu pouco.

Tabela 1: Simulação 2018 com alteração de preços bezerro e boi gordo.
Fonte: Agromove.

Tabela 1: Simulação 2018 com alteração de preços bezerro e boi gordo.
Fonte: Agromove.

Qual seria o impacto se apenas alterássemos o preço de venda na projeção de jun/18?

Quando o planejamento comercial é bem estruturado, os ganhos são significativamente superiores ao mercado financeiro. Na projeção da tabela 2, podemos observar que ao explorarmos as oportunidades de comprar bem a reposição, em um mercado com potencial de alta, os retornos da atividade são interessantes. Reparem que ao vender o boi gordo a R$ 160,00/@, o retorno foi 195% superior ao CDI, com uma TIR de 1,28% ao mês. Observem que este preço de venda já é possível ser explorado em 2019.

Tabela 2: Simulação 2018 com alteração de preços do boi gordo.
Fonte: Agromove.

Tabela 2: Simulação 2018 com alteração de preços do boi gordo.
Fonte: Agromove.

Será que vale a pena investir em tecnologia?

Estratégias Comerciais na Recria e Engorda me ajudam a decidir?

Se observarmos que o milho e a soja estão mais baratos que em 2018, a utilização de tecnologias que aceleram o desempenho animal passa a ser interessante, pois diminuem o tempo de retorno do capital, com um custo menor. Além disso, também aumentam a rentabilidade.

Estrategicamente, a adubação de pasto também seria interessante para aumentar a capacidade de suporte de animais e explorar esta oportunidade do mercado. Repare que quando conseguimos enxergar cenários com clareza, reduzimos o risco de exposição e podemos explorar as opções tecnológicas para aumentar o retorno.

Entender o cenário, nos ajuda a planejar qual tipo de tecnologia devemos utilizar para maximizar os retornos.

As tecnologias necessitam de tempo para maturarem o seu resultado. Por isto, um bom plano comercial nos auxilia a estruturar quais estratégias tecnológicas devemos utilizar. Pelo lado comercial, as oportunidades aparecem em momentos distintos.

Por exemplo: a reposição deveria ser feita em jun/18, a compra de soja a partir de dez/18 e a compra de milho a partir de mai/19.

Mas e o fluxo de caixa, como fica?

Muitas vezes ouvimos produtores e técnicos preocupados com o fluxo de caixa. Pois, para executarem estratégias comerciais, dizem que necessitam de mais fluxo de caixa.

Para executarmos uma estratégia ao “pé da letra”, eu diria que estão certos. Porém, na maioria das vezes, o melhor momento de venda, não é o melhor momento de compra. Por isto, ter o entendimento do mercado possibilita explorar os bons momentos.

Às vezes, pequenas ações como reduzir a lotação da fazenda, vedar o pasto e aguardar uma melhor oportunidade de compra à frente, pode ser uma excelente oportunidade.

Outras vezes, utilizar ferramentas de gestão mercadológica, que possibilitam proteger os preços de compra e venda, podem nos auxiliar a explorar as oportunidades sem grandes fluxos de caixa. A maioria destas ferramentas têm um custo muito barato em relação ao ganho obtido.

A pergunta que eu faço a estas dúvidas é:

Será que vale rever o planejamento do fluxo de caixa para aumentar a rentabilidade em 50%?

Nestas simulações, trouxemos apenas as estratégias com reposição e preços de venda de um bom planejamento. Nossos trabalhos mostram que a melhora na gestão da Margem Bruta em 5%, trazem melhoras na rentabilidade de 4 a 6 pontos percentuais. Nas simulações aqui apresentadas, a Margem Bruta passou de 38,3% para 43,2% e a taxa de retorno anualizada subiu 5,46 pontos percentuais.

Quer saber mais sobre o impacto da gestão comercial no seu negócio?

Nas simulações aqui apresentadas, não foram aplicadas as tecnologias que poderiam ampliar a taxa de retorno. Em nossos trabalhos, temos demonstrado que 20% de aumento em produtividade pode ampliar a taxa de retorno anual em 4 a 6 pontos percentuais.

Enfim, Planejar para detectar se os cenários são positivos ou negativos, faz toda a diferença na estruturação de uma estratégia de negócio e em quais tecnologias devemos utilizar.

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