Boi Gordo: cupins enfileirados
Foto: @ilzinhaporto.

A gestão de números é um assunto amplo e muito complexo para ser discutido, especialmente dentro da atividade agropecuária que possui um número de variáveis e ocorrências muito maior que os outros segmentos. Por isso, é importante apontar alguns pontos essenciais neste assunto.

Primeiramente, precisamos falar de alguns paradigmas da gestão de números dentro da fazenda. O primeiro deles é que estamos na era da informação e somos bombardeados por dados o tempo todo, na pecuária não é diferente, tanto dentro quanto fora da porteira.

A questão é como podemos pegar estes dados e transformá-los em informação, posteriormente em conhecimento, com isso adquirir sabedoria e finalmente ter boas ideias.

Os dados a serem utilizado nas fazendas, hoje em dia, podem provir de diversas fontes, principalmente com a criação da big data e da internet das coisas. Ou seja, são muitos os dados e muitas as fontes.

Portanto, para que possamos realizar uma boa gestão, devemos colocar todos os dados obtidos em um único lugar, de tal forma que a informação seja visível e acarrete uma boa decisão. E são muitos os softwares que realizam esta junção.

Um bom exemplo é o ERP da Boviplan, que em um mesmo software você tem juntos tanto as informações de consumo dos produtos, quanto as informações de estoque e compras. Mesmo assim, com todas estas facilidades, gerenciar dados é uma coisa complicada e, facilmente, deixa o produtor confuso.

Como conseguimos descomplicar a gestão de dados da nossa fazenda?

Para ter acesso à resposta dessa e de outras dúvidas acesse nosso webinar no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-boviplan-gestao-numeros-gravado.

Nele, Renato Paniago faz uma introdução sobre o que é a gestão de dados e como conseguimos descomplicá-los, além de nos explicar como devemos agir para passar do achismo para a certeza.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here