Gado no Pasto. Fonte: Premix.
Fonte: Premix.

O preço subiu e o preço dos insumos subiu ainda mais e todos ficam com dúvidas de como se faz a gestão destes tipos de volatilidade do mercado.

Primeiramente, qual a importância da gestão fora da porteira?

Para exemplificar esta dúvida, nós temos um DRE básico, onde se tem os valores por porcentagem e por unidade. No caso de um confinamento, exemplo que temos, olhando de uma forma geral nós percebemos que a margem está bastante difícil.

Para a compra dos animais, o pecuarista gastaria quase R$ 4.000,00 o que representa cerca de 60% do valor da receita potencial, ou seja, muita coisa. Olhando para os custos e despesas variáveis, que a grosso modo é a ração, que compõe por volta de 34% da receita potencial e quando tiramos estes dois fatores da receita total, sobra somente 6% para os custos fixos.

E quando os custos fixos já estão pagos, sobram apenas 2%, que é cerca de R$ 137,00.

Nesta simulação, o confinamento está muito caro para ser operado. Mas é apenas uma simulação, em geral a margem gira em torno de 12 a 14%. Este sistema é difícil por conta das oscilações dos custos variáveis.

Portanto, passa a ser importante uma gestão da parte variável.

Interessante, né?

Mas, por que usar indicadores de gestão fora da porteira podem fazer a diferença no seu resultado?

Para obter a resposta desta pergunta, acesse o link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-adriana-candido-indicadores-fora-porteira-gravado e assista ao nosso webinar.

Nele, Alberto Pessina, CEO da Agromove e engenheiro agrônomo especialista em gestão fala de forma clara e exemplificada por que e como usar indicadores de gestão para ter uma produção mais lucrativa e melhorar seu resultado.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here