Bezerros. Foto: BOY Fotógrafo.
Foto: BOY Fotógrafo.

A intensificação da cria é um processo que vem trazendo um certo interesse e porque não um certo desafio, nos últimos tempos.

Nós temos visto a demanda por bezerros e o aumento do mercado internacional, o que é interessante. No entanto, a intensificação desta cria é uma atividade que possui alguns gaps, principalmente no crescimento produtivo e na exploração em termos de mercado.

É por isso é importante dar uma certa atenção nestas áreas de intensificação.

Para começarmos esta conversa, precisamos pensar no efeito histórico do ciclo pecuário no preço do bezerro. Quando pensamos no ciclo econômico pecuário, primeiro observamos que sempre existe um período de tempo relativamente longo, de 2 a 5 anos para que haja uma alta considerável (200%). E então, posteriormente a esta alta conseguimos ver que sempre ocorre uma queda (20 a 30%), e sempre com um espaço de tempo de cerca de 1 a 2 anos após a alta.

Nós sabemos que estas altas e quedas ocorrem por conta do ciclo pecuário. Quando temos um preço muito baixo, abatemos as vacas, pois não há viabilização dos custos e o preço sobe. E quando o preço está mais alto, há uma retenção das vacas gerando muitos bezerros e o preço cai. Mas a parte interessante é visualizar a alta mais recente, que representou um aumento de mais de 300%, e este aumento maior tem, talvez, um fator mercadológico de não somente oferta, mas também de câmbio.

Um outro fator que deve ser vislumbrado para entender as influências deste mercado é o abate de vacas e novilhas. Nós observamos que esta proporção aumentou, ou seja, estamos abatendo animais mais jovens, o que é bastante interessante. Um segundo fator interessante é que existem ciclos de abate, que orientam os ciclos de preços já comentados acima. Outro ciclo influenciado pelo abate é o ciclo de pesos de carcaça. Com um maior abate de vacas mais leves, o peso da carcaça médio apresenta uma queda em seu ciclo e quando há uma quantidade menor de abate de vacas, abate maior de machos, o peso da carcaça apresenta uma alta em seu ciclo.

Mas qual a relação destes ciclos com a intensificação da Cria? Para entender esta conexão, assista ao nosso webinar no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-renato-peres-intensificacao-gravado. Nele, Alberto Pessina, CEO da AGROMOVE, explica de forma didática e detalhada como e por onde devemos começar a intensificação da cria.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here