É nítido que quando o produtor começa a enxergar sua fazenda como uma empresa, um negócio mesmo, ela vai para um outro patamar. Outro patamar de produtividade, lucratividade, organização e outros destes quesitos importantes.
Para começar, e chegarmos onde queremos, vou contar uma história.
Uma vez estava pescando no pantanal, com um amigo que possui uma fábrica de tintas com suas lojas e começamos a bater papo e tudo mais. Então esse amigo falou:
“Daniel, me explica direitinho como os seus clientes tocam o negócio deles e tudo mais”
Expliquei certinho, como funciona a fazenda, que os patrimônios são normalmente elevados, que um ou dois filhos acabam seguindo o mesmo caminho dos pais, mas que está ocorrendo um êxodo rural de alguns filhos e outras coisas.
“Então o negócio, num geral, é semelhante, gera receita, gera custo e tudo mais” – ele respondeu
Eu continuei com:
“É, mas o meu negócio tem uma particularidade, que nós tentamos ajustar dentro do possível. Nós ficamos muito incomodados em como as pessoas relutam em passar essa informação para a família.”
“Como assim?” – Ele comentou
“Imagine você sendo o gestor do negócio da família, no meu caso o pessoal acaba não prestando muita conta e não passando isso para a família. E nós temos alguns números com uma base maior de 2000 fontes e nós conseguimos concluir pelas questões que fazemos nos formulários é que a maioria destas famílias não consegue apurar o lucro no final de cada ano.”
“Então, eles trabalham o ano todo, debaixo de chuva e sol e no fim do ano não sabe se teve lucro?”
“Pois é.”
“E como eles ficam com a gestão do negócio?”
Você sabe que este dia, eu tive uma ideia. E se a forma de falar com as pessoas do agro fosse mudada? E se nós começássemos a modelar uma forma diferente de olhar para o agro?
Faz sentido trabalhar com um patrimônio milionário de terras, ficar a par de tecnologias, acordar cedo e trabalhar de sol a sol, para no fim do ano não ter ideia do seu lucro?
Mudar isso só trará benefícios.
Quer saber como fazer isso da melhor forma?
Assista o webinar no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-fazenda-empresa-gravado, feito pelo especialista Daniel Pagotto, fundador da Tratto Consultoria.
Nele você vai revisitar a gestão de fazendas, aprendendo ferramentas práticas de apoio para que o seu negócio seja visto como uma empresa rural, onde a validação de lucros, perfil de riscos, interação familiar e visão de longo prazo fazem parte da estratégia definida.
>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.
>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.
>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.
>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.
>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.
>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.
>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.