fbpx
Início Artigo Pastejo rotacionado e a intensificação da fazenda

Pastejo rotacionado e a intensificação da fazenda

755
0
Pastejo rotacionado e intensificação da fazenda

O pastejo rotacionado e a intensificação da fazenda se encontram entre os principais desafios da pecuária brasileira nas últimas décadas.

A forte defesa pela preservação das florestas e o aumento da demanda por alimentos, geraram uma pressão pelo melhor uso das terras no mundo.

A antiga pecuária de corte era conhecida como a principal causa do desmatamento e abertura de áreas através de queimadas. Porém, os fatores citados acima introduziram uma nova pressão na pecuária, levando os produtores a aumentarem a produção nas áreas existentes, ao invés de abrirem novas áreas.

Intensificação da fazenda
Foto: Fazenda Santa Maria. Cassilândia - MS.
Intensificação da fazenda
Foto: Fazenda Santa Maria. Cassilândia – MS.

Nesta linha, uma das primeiras estratégias para se aumentar a produtividade das terras é o pastejo rotacionado e a intensificação da fazenda.

No Webinar Pastejo Rotacionado, realizado pela Agromove em Parceria com Felipe Moura, especialista em pastagem pela ESALQ-USP e criador do Pasto Online, abordamos os principais cuidados e benefícios ao se adotar esta tecnologia na intensificação de uma fazenda.

Qual a capacidade tecnológica da minha fazenda?

Qualquer tecnologia deve passar por uma pré avaliação da capacidade de intensificação. Esta é uma premissa que parece básica, mas extremamente importante. Temos o costume de adotar tecnologias que muitas vezes são utilizadas em outros países ou outras regiões, mas muitas vezes, não desempenham bem em nossas condições.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

Felipe Moura comenta logo no início de sua apresentação, que esta é uma premissa básica para se avaliar o uso de novas tecnologias na fazenda. Não observar o tipo de solo, a genética da planta, o clima e outras peculiaridades da fazenda, pode acabar com a implantação de uma tecnologia.

Mérito Genético do Indivíduo e a Intensificação da Fazenda

Qualquer intensificação precisará de um aumento de investimento. Felipe Moura demonstra que um dos primeiros cuidados ao se adotar as técnicas de intensificação, é se certificar que estamos utilizando uma genética animal adequada para aquela tecnologia. Não adianta investir em melhoria na qualidade da pastagem e utilizar animais sem genética para explorar este acréscimo.

Intensificação da fazenda
Foto: Fazenda Florida. Cassilândia - MS.
Intensificação da fazenda
Foto: Fazenda Florida. Cassilândia – MS.

Adequar a produção com a demanda por alimento

O segundo cuidado ao se adotar a tecnologia está relacionado em entender qual a demanda necessária de alimento pelos animais. Neste ponto, deve-se considerar o número de animais ao longo do ano e o crescimento destes indivíduos.

Somente entendendo esta demanda, conseguiremos planejar a necessidade de produção de pasto, o investimento e as técnicas necessárias.

Curso Lucrar Alto Fora da Porteira - Agromove
Curso Lucrar Alto Fora da Porteira – Agromove.

Técnicas e Benefícios do Pastejo Rotacionado e a Intensificação da Fazenda

A partir das considerações e cuidados citados, devemos começar a planejar o nível de intensificação e como obter o máximo retorno do investimento, utilizando as técnicas de pastejo rotacionado.

Assista ao Webinar na íntegra, aprenda a explorar esta tecnologia e aumente a capacidade produtiva da sua fazenda.

Pastejo rotacionado e intensificação da fazenda
Webinar Pastejo Rotacionado

>> Leia mais:

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.
Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here