Índice
O pastejo rotacionado e a intensificação da fazenda se encontram entre os principais desafios da pecuária brasileira nas últimas décadas.
A forte defesa pela preservação das florestas e o aumento da demanda por alimentos, geraram uma pressão pelo melhor uso das terras no mundo.
A antiga pecuária de corte era conhecida como a principal causa do desmatamento e abertura de áreas através de queimadas. Porém, os fatores citados acima introduziram uma nova pressão na pecuária, levando os produtores a aumentarem a produção nas áreas existentes, ao invés de abrirem novas áreas.
Nesta linha, uma das primeiras estratégias para se aumentar a produtividade das terras é o pastejo rotacionado e a intensificação da fazenda.
No Webinar Pastejo Rotacionado, realizado pela Agromove em Parceria com Felipe Moura, especialista em pastagem pela ESALQ-USP e criador do Pasto Online, abordamos os principais cuidados e benefícios ao se adotar esta tecnologia na intensificação de uma fazenda.
Qual a capacidade tecnológica da minha fazenda?
Qualquer tecnologia deve passar por uma pré avaliação da capacidade de intensificação. Esta é uma premissa que parece básica, mas extremamente importante. Temos o costume de adotar tecnologias que muitas vezes são utilizadas em outros países ou outras regiões, mas muitas vezes, não desempenham bem em nossas condições.
Felipe Moura comenta logo no início de sua apresentação, que esta é uma premissa básica para se avaliar o uso de novas tecnologias na fazenda. Não observar o tipo de solo, a genética da planta, o clima e outras peculiaridades da fazenda, pode acabar com a implantação de uma tecnologia.
Mérito Genético do Indivíduo e a Intensificação da Fazenda
Qualquer intensificação precisará de um aumento de investimento. Felipe Moura demonstra que um dos primeiros cuidados ao se adotar as técnicas de intensificação, é se certificar que estamos utilizando uma genética animal adequada para aquela tecnologia. Não adianta investir em melhoria na qualidade da pastagem e utilizar animais sem genética para explorar este acréscimo.
Adequar a produção com a demanda por alimento
O segundo cuidado ao se adotar a tecnologia está relacionado em entender qual a demanda necessária de alimento pelos animais. Neste ponto, deve-se considerar o número de animais ao longo do ano e o crescimento destes indivíduos.
Somente entendendo esta demanda, conseguiremos planejar a necessidade de produção de pasto, o investimento e as técnicas necessárias.
Técnicas e Benefícios do Pastejo Rotacionado e a Intensificação da Fazenda
A partir das considerações e cuidados citados, devemos começar a planejar o nível de intensificação e como obter o máximo retorno do investimento, utilizando as técnicas de pastejo rotacionado.
>> Leia mais: