Gado no Pasto. Foto: @ilzinhaporto.
Foto: @ilzinhaporto.

Sustentabilidade é um tema muito importante, principalmente na pecuária. Porém, pouca gente conhece e sabe dizer qual o impacto das atividades ao ambiente.

Quando colocamos como objetivo a sustentabilidade com foco na geração de lucro parece até uma heresia, pois muitas vezes isso parece algo contrário, e não necessariamente um anula o outro.

Bom, na verdade a sustentabilidade está intimamente ligada à geração de lucro no agro.

Mas antes, vamos definir sustentabilidade. Na visão agro, sustentabilidade precisa obedecer a três pilares: ambiental, econômico e social.

Ou seja, ser ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo (culturalmente aceitável).

Mas esses três pilares não podem vir sozinhos, sustentabilidade dentro do contexto agro, é quando estes pilares ocorrem ao mesmo tempo.

Ou seja, uma atividade que é apenas ambientalmente correta e economicamente viável, é apenas uma atividade viável, e não sustentável. É necessário que o pilar social esteja presente para que ela seja sustentável. Se ela for, por outro lado, economicamente viável e socialmente aceitável, ela é equitativa e não sustentável. E de mesma forma, se for ambientalmente correta e socialmente aceitável, ela vai ser apenas almejável, quase como uma poesia.

Sustentável é aquilo que se sustenta, se defende por si só.

Para que este sustentável seja atingido algumas premissas devem ser obedecidas.

Para saber quais são estas premissas importantes para se ter uma pecuária sustentável acesse o link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-paulo-araripe-sustentabilidade-gravado e assista ao nosso webinar.

Nele, Paulo Araripe explica como praticar a sustentabilidade na pecuária com foco na geração de lucro, além de comentar sobre assuntos essenciais para que essa sustentabilidade possa ser praticada de forma correta.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here