Bois no Pasto. Foto: BOY Fotógrafo.
Foto: BOY Fotógrafo.

A atividade agropecuária está sempre sujeita a muitos riscos, algumas vezes o poder de compra de um produto agro aumenta ou diminui com relação a outro produto, ou então mudanças climáticas que podem acarretar em queda na produção, ou a produtividade final não alcança o valor esperado, entre outras coisas.

Um exemplo em destaque é o Boi 777, que é um conceito de produção bovina, bastante falado pela mídia e este conceito é basicamente uma busca por um índice e uma eficiência na produção da pecuária de corte. Outro fator interessante foi a grande incerteza trazida pelo começo da pandemia com previsões da @ chegar a R$ 160,00 ainda este ano, o que seria uma queda catastrófica.

Porém, a renda internacional subiu e o dólar favoreceu a exportação e as vendas cresceram. Mas associado a isso, por conta desta alta do dólar, existe um custo de produção que acompanhou este aumento. Ainda aliado a esta situação a oferta diminuiu, pois hoje tem o menor nível histórico do abate de fêmeas, então como será esta inversão do ciclo pecuário?

O bezerro vai ter uma queda no preço? Quando?

São muitas incertezas que nós encontramos no mercado e nós temos que trabalhar com elas.

Mas como lidamos com estas incertezas?

Mitigando o risco. Esta mitigação vai trazer previsibilidade de receita com estabilidade de renda, maior controle do fluxo de caixa com capacidade de pagamento, tranquilidade para as empresas a céu aberto e proteção do plantio à colheita e também nos momentos de negociação das commodities.

Esse tipo de mitigação pode ser feito por opções, que são programas disponibilizados por bancos ou empresas de seguro que permitem maior controle sobre os riscos que o produtor acaba sofrendo.

E como utilizar?

Em seu webinar, Marcelo Luiz Pinto, assessor de agronegócios do Banco do Brasil em Governador Valadares/MG responde esta pergunta. Além de explicar o que são os contratos de opção, quando podemos utilizá-los, que estratégias podem ser adotadas entre outros assuntos importantes para você tomar a melhor decisão.

Acesse o webinar através do link https://materiais.agromove.com.br/webinar-opcoes-gravado

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here