Cupim do Boi
Foto: @ilzinhaporto.

Para podermos falar de desafios e tendências na agropecuária precisamos falar de consumo de alimentos.

E quando falamos sobre isso, precisamos olhar por duas perspectivas importantes:

Por um lado, vem o crescimento populacional (a população do mundo chegará a 9,7 bilhões em 2050), e o segundo fator que é o crescimento da renda, que reorienta a composição da demanda para alimentos de maior qualidade.

Um outro fator que devemos prestar atenção é são os biocombustíveis, que pode gerar uma disputa com os alimentos.

Com relação ao aumento populacional, devemos notar que os países com um aumento percentualmente maior são os países de menor renda, presentes especialmente na Ásia e na África, e depois verificamos os países emergentes e os mais desenvolvidos.

Agora, olhando pela perspectiva do consumo de carnes, a produção de frangos é a mais presente, seguida pela produção de suínos e, finalmente, a produção de bovinos com a menor taxa. Em termos de consumo, seguimos a mesma linha de raciocínio, sendo em ordem decrescente os frangos, os suínos e os bovinos.

Quando cruzamos estes fatores, a perspectiva de crescimento populacional e o consumo mundial, verificamos que os países com maior população são os que consomem maiores quantidades de carne, por possuírem uma população mais elevada. E os países mais desenvolvidos possuem um consumo total menor.

O outro fator é a produção.

O produtor deve ter atenção com a terra, que já está ficando limitada pressionada, e a produtividade.

Quando falamos em produtividade existem dois fatores importantes, um deles é o investimento em tecnologia e o outro é a mão de obra.

Ao verificar a contribuição da produtividade no crescimento do PIB do mundo entre 2000 e 2015, observamos que a Ásia possui grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia e pouca influência da mão de obra. Em contrapartida, na América Latina esta proporção é contrária.

Mas como estes fatores estão relacionados com os desafios e tendências para os novos gestores da pecuária brasileira?

A resposta desta pergunta você encontra no nosso webinar. Acesse o link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-joao-vendramini-novos-gestores.

Nele, Alberto Pessina, CEO da Agromove, nos explica um pouco sobre os fatores que afeta, estas tendências e desafios e explica um pouco mais sobre como podemos lidar com eles.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here