Imagens ilustrativas sobre o planejamento alimentar. Fonte: Rogério Domingues.
Imagens ilustrativas sobre o planejamento alimentar. Fonte: Rogério Domingues.

Para começar nossa conversa é importante definirmos a importância dos custos.

Primeiramente, custos são sinalizadores de eficiência econômica de qualquer sistema produtivo. Mas o que é eficiência econômica?

Antes de tudo, vamos dar um passo para trás e definir o que é eficiência técnica. Primeiro, porque ela é mais fácil de entender para nós que estamos em contato com a parte mais prática da atividade agropecuária e segundo, porque está totalmente ligada à eficiência econômica.

Basicamente, a eficiência técnica é produzir a mesma quantidade com uma menor quantidade de pelo menos um dos fatores de produção.

Por exemplo:

Conversão alimentar, representada por: kg de MS (matéria seca) / kg de GPV (ganho de peso vivo).  Onde nós temos duas situações.

Na situação 1, o bovino precisa de 6,5 kg de MS para ganhar 1 kg de GPV. Na situação 2, o bovino precisa de 6,2 kg de MS para ganhar 1 kg de GPV. Ou seja, o animal do caso 2 é mais eficiente tecnicamente que o animal do caso 1.

Agora quando se trata da eficiência econômica, nós devemos agregar um fator adicional, que é o custo de produção. Ou seja, devemos ter a mesma quantidade produzida com um menor custo de produção (e/ou um lucro maior).

Então, a eficiência econômica, nada mais é, que a consideração da eficiência técnica com o preço dos fatores e produtos.

De forma mais específica, os custos também auxiliam:

  • Na tomada de decisão quanto à produção;
  • Permitem a comparação de tecnologias de produção alternativas;
  • Definem, em última instância, a rentabilidade do sistema.

Tendo em vista a importância destes custos, nós precisamos então, mapeá-los e organizá-los de alguma forma.

Mas como podemos fazer isso?

Para responder a esta e outras dúvidas sobre os custos de produção pecuária da sua fazenda assista ao nosso webinar clicando no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-gustavo-lae-gravado.

Nele, Gustavo Sartorello, pesquisador do LAE, responde nossas dúvidas sobre custos, método de custeio e comenta um pouco sobre indicador de custo de bovinos confinados.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here