Boiada na estrada
Foto: BOY Fotógrafo.

Assista nossa entrevista no canal Terra Viva sobre as expectativas de preços do Boi Gordo, Milho e Soja.

Entenda as estratégias de proteção de preços adotadas para os clientes Agromove nas Safras 22/23 e 23/24.

Expectativa para a Soja

O mercado de soja está muito pressionado em Chicago. Existe uma grande diversidade nas informações do mercado com algumas fontes de referência. A Conab e USDA, prevendo quebras de 5% a 8% na safra brasileira. Enquanto outras fontes, prevendo quebras mais fortes, ao redor de 20% nos estados ao Norte.

A estratégia adotada de proteção na Bolsa de Chicago, na safra 2023/2024 ao invés de proteção nas tradings, foi assertiva. Devido ao Diferencial de Base muito aberto desta safra, foi uma boa estratégia. Os diferenciais fecharam ao longo da safra, beneficiando os clientes Agromove.

“Na safra 22/23 a estratégia foi de proteção nas tradings, pois havia pouca chance de alta e as tradings garantiam um bom diferencial de base para os clientes.”

Alberto Pessina.

Expectativa para o Milho

As cotações de milho reagiram, devido a uma redução de área plantada na primeira safra e ao atraso no plantio da segunda safra.

Os riscos de plantio fora da janela ideal na segunda safra de milho estão presentes e podem impactar a época de florescimento da cultura. Período este, muito importante para estabelecer a produtividade da planta.

Além disto, o El Niño tende a antecipar o fim das chuvas, colocando mais risco de falta de chuva no florescimento. Na figura abaixo, podemos ver que em abril/24 há uma probabilidade de chuvas abaixo do normal para o Leste do Mato Grosso até o oeste de Minas Gerais.

Expectativa para o Boi Gordo

Para o boi gordo, as expectativas são de menor volatilidade nos preços da commodities. Não se espera grande crescimento na oferta e sim, mais estabilidade. No primeiro semestre, devido a um crescimento econômico do Brasil e do Mundo mais fraco, há uma expectativa de demanda ainda fraca. Já a oferta, ainda elevada em 2024, pode apresentar uma queda nas cotações durante o período de alta oferta.

A sugestão é adotar estratégias de proteção para a baixa, mas que permitam surfar em alguma alta, caso a demanda por exportações apresente uma aceleração. Como a oferta não deverá crescer muito, qualquer aumento de demanda, pode trazer impacto nos preços.

Conclusão

Cada mercado possui suas características, o passado não será igual ao futuro. Os bons resultados virão de boas análises e do seu gerenciamento. A boa estratégia deve estar alinhada com as tendências do mercado, permitindo com que o produtor possa se beneficiar das tendências.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here