fbpx
Início Agricultura Perspectivas do Mercado de Soja: Desafios e Oportunidades em 2024

Perspectivas do Mercado de Soja: Desafios e Oportunidades em 2024

0
499
Soja
Foto: Thinkstock.

A produção global de soja enfrentará um cenário desafiador em 2024.

A Argentina alcançando recordes nos últimos 4 anos. E o Brasil, embora apresentando um nível de produção elevado, está ligeiramente abaixo dos volumes recordes da safra 22/23. Vamos analisar o panorama atual, considerando fatores como clima, logística e conflitos internacionais

Produção Argentina e Impacto nas Exportações

Na Argentina, o complexo de produção de soja está marcando uma safra robusta, com recordes de produção que prometem impulsionar o mercado global. A produção, em verde escuro no Gráfico 1, sinaliza um ano promissor. O país, um importante player nas exportações globais de farelos, está ganhando destaque. Com um volume considerável, deve desempenhar um papel crucial no mercado global de soja, especialmente no fornecimento de farelos. 

Complexo Produção de Soja - Argentina (USDA).
Gráfico 1: Complexo de Produção de Soja – Argentina. Fonte: USDA.

Cenário Brasileiro e Desafios Logísticos

Enquanto isso, o Brasil enfrenta desafios e oportunidades. O nível de produção está entre os maiores, embora ligeiramente abaixo da safra 22/23 (Gráfico 2). A moagem está próxima da média, e as exportações permanecem em níveis elevados. Contudo, o país precisa lidar com desafios logísticos, como o aumento dos custos de transporte marítimo devido a conflitos e condições climáticas adversas nos canais do Panamá e Suez. 

Complexo Produção de Soja - Brasil (USDA).
Gráfico 2: Complexo de Produção de Soja – Brasil. Fonte: USDA.

Clima e Perspectivas de Quebra de Safra

A expectativa inicial era de uma produção brasileira 10% acima dos anos anteriores. No entanto, eventos climáticos e observações recentes indicam uma possível maior quebra de safra 23/24. A Região Sul, que na safra 22/23 foi afetada pela seca, está se recuperando, enquanto outras regiões enfrentam desafios e quebras significativas. 

Apesar de todo estresse climático, segundo a última projeção da CONAB, a safra atual está praticamente igual ao fechamento da safra 22/23, que foi uma safra recorde para o país.

Desafios no Transporte Marítimo e Consequências nos Preços

Conflitos internacionais e problemas logísticos estão afetando o transporte marítimo, impactando diretamente os preços de exportação. O Canal do Panamá e o Canal de Suez enfrentam dificuldades, resultando em aumento nos custos de transporte. Isso, por sua vez, pressiona os preços de exportação brasileiros, que estão caindo mais rapidamente que em outros mercados. 

Perspectivas de Preços e Estratégias de Mercado

Com uma oferta global significativamente maior que o consumo, a competitividade de preços torna-se crucial. Há necessidade de uma quebra de safra superior a 10% no Brasil para equilibrar a oferta com a demanda global. Ou seja, para que os preços sejam pressionados para cima, o Brasil precisa sofrer uma quebra de 10% na sua produção. Estratégias de proteção e análise cuidadosa do mercado são essenciais para enfrentar as incertezas. 

Conclusão: Navegando nos Desafios para Colher Oportunidades

O mercado de soja em 2024 apresenta desafios complexos, desde condições climáticas imprevisíveis até questões logísticas internacionais. Enquanto os preços enfrentam pressão, as estratégias adequadas podem ajudar os produtores a navegar nesse cenário desafiador e aproveitar as oportunidades que surgem. A atenção às condições climáticas, logística eficiente e adaptação às mudanças do mercado são fundamentais para garantir um ano bem-sucedido na produção de soja.

Na safra 23/24, as tradings vinham oferecendo valores muito abaixo das cotações de Chicago, prejudicando as margens de lucro dos produtores. Neste cenário, a Agromove enxergou uma oportunidade se formando nas oscilações do Mercado Futuro e Chicago, pois os preços Brasil não acompanhavam as altas na Bolsa Americana. Assim, toda vez que o contrato Chicago subia acima de 30,50 US$/sc, estruturamos uma estratégia com seguro de baixa para os clientes ao invés de vender para as tradings a preços baratos.

Esta estratégia permitia que os clientes surfassem na alta, caso o mercado brasileiro subisse e os protegeria de uma baixa, pois Chicago tenderia a se ajustar às cotações brasileiras ao final da safra. As cotações brasileiras não subiram e a bolsa Chicago se ajustou. Hoje, os clientes Agromove estão embolsando 2 a 3 dólares a mais na sua conta devido a esta estratégia.

Na safra 22/23, nossa recomendação era fazer as vendas nas tradings, pois o mercado estava mais justo e a tendência era de queda de preços. Esta é a importância de ajustar as estratégias de mercado com uma boa análise das condições e estruturas de mercado.

Sessão Cenários Pecuária e Grãos

Este artigo apresenta um trecho das Sessões Cenários Pecuária e Grãos que o Alberto Pessina apresenta a cada 15 dias.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here