fbpx
Início Artigo Fenação: o que é feno e como é o seu processo de...

Fenação: o que é feno e como é o seu processo de produção?

20572
2
Fardo de Feno no campo.
Fardo de Feno no campo.

No universo da produção animal e em função da necessidade, diferentes métodos de conservação de forragens foram desenvolvidos pelo homem como estratégias alternativas, no intuito de atender as demandas alimentares dos animais, especificamente em períodos críticos e desfavoráveis a produção de capim. Neste contexto, a produção de feno é um exemplo prático disto. Produto este viabilizado através de um ideal de conservação muito antigo, mais conhecido por fenação.

Fardos de Feno no campo.
Fardos de Feno no campo.

O que é fenação?

De maneira geral, esta técnica tem por fundamento preservar a espécie forrageira por longos períodos. Mantendo concomitantemente o máximo de suas características nutritivas, mediante a remoção da água presente no material vegetativo, através do processo de desidratação. Para tanto, o material vegetal é submetido a secagem a campo sob a luz solar, até atingir níveis entre 12 e 18 % de umidade (BONATO,2004). Uma vez respeitada tais condições, o material é recolhido e enfardado, resultando assim, no feno. O processo parece simples. Entretanto na prática, a condução da fenação é trabalhosa, pois requer por parte do produtor muita habilidade. Principalmente quanto a otimização das etapas bem como na prevenção de possíveis adversidades, visto que o campo de produção é a céu aberto.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

Processo de Fenação

No processo de fenação, podemos destacar 3 etapas principais: o corte, a secagem e o enfardamento da espécie forrageira.

O corte, por exemplo, consiste basicamente na ceifa do capim. Etapa esta realizada através de um implemento acoplado no trator composto por um conjunto de facas.

Com o capim cortado, é possível iniciar o processo de secagem em campo da biomassa vegetal sob a luz solar. Para tanto, o revolvimento constante do material é crucial para acelerar o processo da desidratação, além de garantir que o procedimento seja conduzido de maneira homogênea, e que assim a planta alcance o mais breve possível o ponto ideal de umidade para a conservação. Acerca do revolvimento, este normalmente é realizado com a ajuda de um instrumento chamado de ancinho, implemento este capaz de desempenhar funções semelhantes a de um rastelo, permitindo assim a movimentação do material sobre a superfície do solo, bem como auxiliar no enleiramento da massa vegetal a ser enfardada posteriormente. 

Com o material seco e uma vez enleirado, ou seja, agrupado em linhas sobre a superfície, podemos iniciar o enfardamento. Este por sua vez, é realizado através de uma máquina especialmente desenvolvida para recolher o capim seco, compactá-lo e transformá-lo em fardos de tamanhos sistematizados e passíveis de serem armazenados com maior facilidade.

Curso Lucrar Alto Fora da Porteira - Agromove
Curso Lucrar Alto Fora da Porteira – Agromove.

Cuidados na produção de Feno

Todas as etapas descritas anteriormente, seguindo suas respectivas especificidades, exigem muita atenção. No corte por exemplo, o produtor deve atentar-se ao período em que se deseja cortar efetivamente o capim, visto que o aspecto nutritivo da planta e sua qualidade, estão intrinsecamente relacionados ao estádio vegetativo da forragem e o nível de adubação. Outro cuidado, é acerca do período do dia em que a forragem é ceifada. Deve-se evitar ao máximo a presença de orvalho ou até mesmo ocorrência de chuva, visto que tais eventos são prejudiciais e retardam o processo em si.

No mercado, podemos encontrar fardos de feno de diferentes formas e tamanhos, desde fardos retangulares a redondos. Além da praticidade quanto a armazenagem do alimento, o feno possui também a versatilidade quanto a atender diferentes categorias de animais.

Fardos de Feno - Fenação.
Fardos de Feno – Fenação.

Pensando nos benefícios desta técnica e para compreendermos a dinâmica da produção de feno atual no Brasil, convidamos o engenheiro agrônomo e especialista no assunto, Felipe Moura, para nos trazer dicas e nos contar um pouquinho mais sobre os aspectos relevantes a este modelo de conservação de alimentos! Confira na íntegra, a entrevista em: “Conversa com especialista: produção de volumoso por meio da fenação”!

Simulador Econômico para Cria, Recria e Engorda - Agromove
Simulador Econômico para Cria, Recria e Engorda – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

>> Assista nossos webinars em https://blog.agromove.com.br/webinars/

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here