Pivô Central

A força do agro brasileiro

O agronegócio brasileiro é um setor importante para a nossa economia, pois gera muitos empregos, é responsável por uma fatia substancial do PIB e abastece os lares de milhões de brasileiros. Mesmo assim, alguns se referem a ele como “ogronégocio”. Na nossa prosa de hoje irei além e vou mostrar que o agronegócio brasileiro, que não tem nada de ogro, é um setor bastante relevante para a nossa economia, pois a produtividade e a participação do setor na economia mundial vem crescendo desde a década de 1990 e, além disso, produtos como a soja e a cana de açúcar têm contribuído para o equilíbrio da balança comercial e também para o crescimento econômico. Vamos aos fatos!

A Figura 1 mostra que a produtividade do trabalho no agronegócio brasileiro foi a única que cresceu entre 1995 e 2022, enquanto a produtividade da indústria e dos serviços ficou praticamente estagnada. De acordo com Abbade (2014), o aumento da produtividade no setor agropecuário pode ser consequência dos investimentos em desenvolvimento agrário, compra de máquinas e equipamentos agrícolas e do uso de fertilizantes. Esse investimento vem sendo feito ao longo do tempo, sobretudo para atender as demandas internas e externas e está fazendo com que o Brasil se consolide cada vez mais como grande exportador de commodities agrícolas.

Figura 1: Evolução da produtividade do trabalho no Brasil – 1995:2022.
Fonte: Elaborado pelo autor com dados do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).
Figura 1: Evolução da produtividade do trabalho no Brasil – 1995:2022.
Fonte: Elaborado pelo autor com dados do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).

Na Figura 2 apresentamos a evolução da participação dos setores da economia brasileira no mercado mundial e notamos que o setor agropecuário é o setor mais relevante ao longo de toda a série e foi um dos poucos que cresceu, saltando de 2,51% em 1994 para 4,5% em 2020. O sucesso do Brasil como agroexportador contribui para a geração de divisas internacionais e equilíbrio da balança comercial, geração de empregos e aumento da renda nacional.

Figura 2: Participação dos setores da economia brasileira no mercado mundial – 1994:2020. Fonte: Elaborado pelo autor com dados de 2020 do Atlas da Complexidade.
Figura 2: Participação dos setores da economia brasileira no mercado mundial – 1994:2020.
Fonte: Elaborado pelo autor com dados de 2020 do Atlas da Complexidade.

A Figura 3 mostra que soja brasileira é responsável por 11,9% do valor total das exportações. A soja é utilizada na produção de óleo vegetal, farelo de soja e também serve como insumo na indústria de alimentos. Outras commodities também têm ganhado bastante destaque nas exportações brasileiras são a cana de açúcar, milho, café e a carne bovina. Destacamos que o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo. Esses fatos mostram que o agronegócio brasileiro é bastante diversificado. Enfatizamos também que o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 21,6% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, alavancado sobretudo pelas safras recordes de soja. Esse fato fez com que o PIB brasileiro crescesse 1,9% no primeiro trimestre do ano, o que surpreendeu muitos analistas.

Figura 3: Participação dos produtos nas exportações brasileiras.
Fonte: Adaptado do Atlas da Complexidade.

Embora tenhamos críticas ao setor agrícola no Brasil, sobretudo em relação à questão ambiental, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA mostra que o Brasil tem preservado uma área substancial de matas nativas e se destaca na construção de uma economia de baixo carbono. Em janeiro de 2023, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja – APROSOJA, preocupada com os ataques ao setor por parte de pessoas ligadas ao Ministério do Meio Ambiente, destacou em nota que o Brasil possui legislação ambiental moderna e restritiva e que problemas como o desmatamento ilegal, devem ser combatidos dentro dos mecanismos legais existentes. Terminamos nossa prosa enfatizando que não há como produzir cerveja, picanha e outros alimentos sem nosso importante agronegócio, que ao que tudo indica é um TOPnegócio.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

Referências

ABBADE, Eduardo Botti. O papel do agronegócio brasileiro no seu desenvolvimento econômico. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, n. 3, p. 149-149, 2014.

VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro. Indicadores de produtividade e sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro. IPEA. 2022.

O recado da Aprosoja-MT para o ministro Fávaro e o governo Lula. AGROemDIA, 2023. Disponível em: <https://agroemdia.com.br/2023/01/06/o-recado-da-aprosoja-mt-para-o-ministro-favaro-e-o-governo-lula/>. Acesso em 19/07/2023.

Mentoria Mercado Futuro
Mentoria Mercado Futuro

>> Quer saber sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

Mentoria Lucrando Alto Fora da Porteira
Mentoria Lucrando Alto Fora da Porteira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here