Antes de mais nada, vamos colocar em números o tamanho do rebanho dos locais a serem estudados.
No Brasil, o rebanho tem em média, 215 milhões de cabeças para 205 milhões de pessoas. Isso nos mostra que o país possui o maior rebanho do mundo, maior até que a quantidade de pessoas no país. Isso se deve ao alto consumo de carne bovina pelos brasileiros, perdendo apenas para a Argentina, em termos de consumo per capita.
Nos EUA, o rebanho tem em média, 95 milhões de cabeças para uma população de 323 milhões de pessoas. Como consequência, os EUA possuem uma carne bovina mais cara e uma população que não tem como tradição o alto consumo de carnes.
Já na Austrália, o rebanho é de 26 milhões de cabeças e a população é de 24 milhões de pessoas. A sua característica mais marcante é o fato de possuir um rebanho muito reduzido, na Austrália tem menos gado que no Mato Grosso. Apesar disso, possui uma produção muito parecida com a brasileira quando vista em ordem proporcional, muito provavelmente pelas condições climáticas e pelo perfil do consumidor.
O que estes países têm em comum é o fato da produção pecuária estar entres as mais importantes, possuir uma rentabilidade baixa em relação ao patrimônio investido, a economia de escala obriga os produtores a terem outras atividades profissionais e os três serem países exportadores.
Apesar destas similaridades existem alguns fatores que podemos usar de exemplo dos outros dois países, sejam exemplos a serem seguidos ou não.
Quer saber quais são estes exemplos? Acesse nosso webinar no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-joao-vendramini-eua-australia e veja.
Nele, João Vendramini, explica os aspectos da pecuária de cada um destes países e comenta o que devemos seguir e o que não devemos.
>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.
>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.
>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.
>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.
>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.
>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.
>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.