Milho para silagem. Foto: Fazenda Santa Elisa.
Milho para silagem. Foto: Fazenda Santa Elisa.

Uma das coisas que mais o produtor se questiona é: quais fatores são importantes, tanto na escolha do híbrido quanto na colheita, para gerar uma silagem de alto desempenho tanto em confinamento quanto em dietas de vacas de leite?

São quatro os principais pontos importantes para se obter silagem de alta qualidade.

A primeira coisa que se deve ver é, qual o motivo do milho ser considerado o “rei da forragem”?

Bom, a resposta é simples. O milho é uma cultura de conhecimento do produtor, tanto na parte de estabelecimento da lavoura como o manejo dela. É uma cultura com cultivares adaptáveis em todo o território nacional e tem um alto rendimento de matéria seca/ha em um único corte.

Também possui um excelente perfil de fermentação, ou seja, tem uma quantidade de açúcares solúveis suficientes para uma rápida fermentação. E quando colhida com a umidade adequada, é facilmente possível estabelecer rapidamente boas condições de fermentação, uma vez que se inicia o processo de ensilagem.

E por último, mas não menos importante, ele possui um fácil manuseio e inclusão em dietas totais e possibilidade de formulação.

Isso tudo quer dizer o que?

Que o milho é quase uma ração total, tem-se na mesma planta o concentrado e a fração fibrosa. Ou seja, nós temos de 45 a 48% da planta como grão, 11% para folhas, 28% de colmo, 7% brácteas e 8% sabugo, isso amplia muitas possibilidades para se desenvolver vários tipos de dieta. Com mais ou menos fibras, por exemplo.

E quais os critérios usar para seleção de híbridos?

Isso é bem particular, pois depende do foco de cada dieta.

Então como vou saber qual a dieta ideal para o que eu busco?

Para responder essa pergunta tão essencial na nutrição da sua produção, acesse o link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-paulo-stacchini-silagem-de-milho-de-alto-desempenho-planejando-do-plantio-ate-a-dieta-gravado. Nele, Paulo Stacchini, sócio diretor da Cowtech, aborda características importantes na escolha de um híbrido de milho para silagem. Quais os maiores desafios da implantação até o ponto de colheita para obtenção de silagem de milho com altos rendimentos por hectare? A colheita do milho para silagem pode afetar a qualidade do material ensilado e o desempenho animal? Que erros no processo de ensilagem podem comprometer a qualidade da forragem e o desempenho dos animais e a rentabilidade no confinamento?

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here