Boiada no Pasto. Foto: JM Matos.
Foto: JM Matos.

Antes de tudo, vamos começar essa conversa com um spoiler. Vedação de pastagem é o modo mais barato para você aproveitar o tempo dos seus animais no campo e maximizar a produção da sua fazenda. Além, é claro, permite que você aproveite os melhores momentos do mercado para venda.

Para começar, nós precisamos focar bastante em trabalhar nesta pecuária mais profissional, seguindo as linhas de pensamento da agricultura 4.0.

Por isso, é comum ouvir falar bastante a palavra planejar o tempo todo. Planejamento estratégico, e quando se fala nisso é o operacional e comercial a base para o sucesso, e a pecuária é um sistema complexo, pois é uma interação entre o solo, a planta, o animal e o ser humano.

Não se pode deixar nenhuma destas “peças” de lado, pois esse cuidado impacta lá na frente.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

Só a título de introdução, se formos ver em uma linha temporária, houve uma queda muito significativa de terminação de bois (excluindo touros) com mais de 36 meses.

Quando se olha para o ano de 1997, esse índice batia na casa dos 50% e em 2018, o índice já era por volta de 5%. Isso é uma exigência de mercado, que vem buscando cada vez mais uma carcaça de qualidade e maciez e isso só é possível com animais trabalhados com uma boa nutrição e ciclo curto.

Ainda na nossa introdução é importante falar sobre o solo. É impossível falar da produção sem falar do solo e também é impossível falar do solo e considerá-lo um grande bloco inerte e estático.

Todo o sistema de produção é pautado no solo, por isso é importante entender que atributos químicos, físicos e orgânicos vão influenciar na qualidade do solo e isso vai refletir na produção das nossas pastagens.

Em 2015, quando se comemorou o ano internacional do solo, a FAO divulgou que 33% dos solos do mundo estão em estado de moderada a alta degradação, sendo as principais causas erosão, perda da matéria orgânica do solo (MOS), desbalanço de nutrientes e compactação.

Muito interessante e importante saber desta informação. Assim poderemos nos atentar melhor aos solos com os quais trabalhamos e tomar cuidados para que sua qualidade reflita de forma positiva no nosso pastejo.

Mas o que saber do solo e das interações com as outras “peças” tem a ver com vedação de pastagem?

Estas e outras perguntas podem ser esclarecidas pelo especialista Rogério Domingues, no webinar que você acessa pelo link https://materiais.agromove.com.br/webinar_vedacao_pastagerns.

Nele, Rogério Domingues aborda técnicas e estratégias para aumentar a reserva de pasto com qualidade para o período seco do ano, maximizando o ganho dos animais e produzindo mais arrobas por hectare.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Simulador Econômico para Cria, Recria e Engorda - Agromove
Simulador Econômico para Cria, Recria e Engorda – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here