O que é tomar uma boa decisão?
Para que uma boa decisão seja tomada é necessário passar por um processo. E o primeiro passo é analisar o que será feito para que esta decisão seja tomada.
Por exemplo:
No caso de mercado, é necessário analisar um cenário macro setorial, ter os orçamentos em mãos, começar a ver os riscos e pensar na oscilação do mercado.
Também é importante pensarmos nas premissas do mercado, quando entra em baixa ou em alta e revisar tudo isso no futuro.
O segundo passo para tomar uma boa decisão é começar a argumentar com os parceiros e companheiros neste mercado. O processo de decisão precisa dessa argumentação, isso se dá pela necessidade de ouvir outras opiniões e pontos de vista que agregam nas nossas decisões.
E conforme nós vamos agregando estas argumentações, criamos competências e aprendemos a lidar com ferramentas e riscos, pois cada um lida de forma diferente.
Começamos a criar planos de ação para estarmos preparados para o que for acontecer, colocar metas para cada tomada de decisão, etc.
O terceiro passo, um dos mais difíceis, é gerenciar. É muito fácil analisar, argumentar e até colocar uma meta, mas quando chegamos na parte de gerenciar, as coisas ficam um pouco mais complicadas.
O mercado é dinâmico e ao longo do tempo ele vai oscilar para cima e para baixo e nós acabamos ficando na dúvida sobre o nosso gerenciamento. Então nós precisamos, junto com o gerenciamento, rever nossas premissas, ver se a realidade está negativa em comparação com as metas ou positivas. Assim podemos analisar todos os passos e avaliar o que foi e não foi feito.
É a partir daí que você começa a aprender a lidar com o mercado.
Mas para tomar a decisão, muita coisa deve ser avaliada, coisas que não costumam estar na lista de prioridades da maioria dos produtores.
Saber como tomar as decisões estratégicas vai te colocar na frente de muita gente.
Para isto precisamos estar na frente do que chamamos de movimento de massa. Este é aquele movimento que ocorre após todos já estarem certos de uma tendência de baixa ou de alta. Quando isto ocorre o mercado já subiu ou já caiu e você está correndo atrás dos outros.
Para estar na frente destes movimentos, precisamos estar bem-informados e ter ferramentas de análise que estão livres da nossa intuição. Pois a intuição pode atrasar nossas decisões ou nos levar por caminhos errados. Já a intuição, quando confirmada por uma ferramenta de análise que não leva em conta a intuição, pode levar a decisões rápidas e precisas.
Quer aprender como realizar estas decisões de forma estratégica e mais certeira?
Clique no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-rogerio-domingues-dois-decisoes-gravado e tenha acesso a um seminário completo sobre como tomar decisões de mercado de forma estratégica.
Neste vídeo, Alberto Pessina, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ e CEO da AGROMOVE, vai explicar como lidar com decisões de longo prazo, como lidar com decisões de curto prazo, como estruturar estratégias de negócios lucrativas e muito mais.
>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.
>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.
>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.
>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.
>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.
>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.
>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.