Como nós podemos explorar o mercado e sua volatilidade?
Um exemplo para que possamos nos inteirar no assunto é o próprio Covid-19, que trouxe grandes perdas para o nosso país, tanto em termos econômicos quanto como sociedade, e também trouxe essa volatilidade para o mercado econômico.
Com isso, nós acabamos ficando muito nervosos, até por que assumimos compromissos em todas as trocas que fazemos no mercado pecuário, mas essa volatilidade pode ser usada a seu favor. Elas podem ser exploradas para um cenário mais à frente, então é muito importante que consigamos olhar para essa “bagunça” e montar estratégias para explorarmos essa eficiência comercial.
Mas a eficiência comercial não começa apenas no dia a dia, ela tem seu início no planejamento do investimento. Então, para começarmos a falar um pouco da eficiência comercial que é essa parte de olhar o mercado e planejar desde o início, nós precisamos conversar sobre o que é eficiência comercial.
Eficiência comercial é olhar para fora da sua porteira e começar a trabalhar melhor com oportunidades e informações do mercado. Ela tem um peso muito grande no ganhar dinheiro, basicamente no lucrar.
Em termos matemáticos, nada mais é que o aumento da margem bruta de uma atividade.
MB= (RL-CV) /RL
Onde:
MB é a margem bruta.
RL representa a receita líquida.
CV representa o custo variável.
Em algumas conversas que tivemos já foi falado que na pecuária, a maior parte dos custos estão ligados a compras externas, ou seja, mesmo na cria você tem um alto custo com estes gastos externos. E também já conversamos que só com a eficiência já é possível garantir um resultado bacana, ou aumenta muito a chance de se ter este resultado bom.
Isso foi fácil de entender, mas qual a relação da eficiência comercial com as oportunidades em mercados turbulentos? Qual a importância da eficiência comercial? Quais os principais fatores que influenciam nesta eficiência?
Para encontrar a resposta para esta e outras perguntas sobre as vantagens da eficiência comercial e as oportunidades em mercados turbulentos, acesse o webinar do link https://materiais.agromove.com.br/oportunidades-mercados-turbulentos.
Nele, Alberto Pessina, fundador da Agromove, aborda como o planejamento de investimentos pode resultar em melhorias comerciais e lucro no longo prazo. A importância da orientação das empresas para o Mercado. Como as empresas podem criar inteligência competitiva para explorarem as oportunidades do mercado e dobrar o seu lucro.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.
>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.
>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.
>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

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>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.
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