Maior produção, nem sempre representa maior lucro!
Essa é uma frase muito falada em nossos textos.
É muito comum encontrar fazendas que possuem seus índices de produção bons, que produzem bastante por área. Mas elas ainda não possuem a lucratividade adequada, seja pelo fato de terem investido muito e ainda não conseguiram o retorno e resultados planejados ou outros fatores.
Existem alguns motivos para isso e nós vamos falar um pouco sobre isso.
Primeiramente: Quais os principais tipos de fazenda?
-Fazendas com baixa lucratividade;
-Fazendas com um perfil mais comercial;
-Fazendas produtivas;
-Fazendas altamente lucrativas.
Quando dividimos isso em uma matriz de lucratividade nós conseguimos ver que:
As fazendas mais produtivas não são as mais lucrativas e as mais comerciais também não são fazendas que produzem muito. O ideal é encontrar o equilíbrio de produtividade e a comercialização e assim se tornar uma fazenda de alta lucratividade.
As fazendas de baixa lucratividade costumam ter algumas características:
-Alto patrimônio em relação ao total que movimenta de dinheiro para faturar. Ou seja, muita terra, muita instalação, mas não produz muito;
-Não é altamente produtiva;
-Baixa necessidade de capital de giro. Como ela tem uma produtividade muito baixa, o capital de giro exigido é muito baixo. Quando se tem um maior movimento de produtividade, a necessidade de um maior capital de giro aumenta;
-Baixa organização financeira;
-Normalmente não são grandes comerciantes.
E como podemos combater esse problema de fazendas de baixa lucratividade?
Para acessar a resposta a pergunta clique no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-paulo-araripe-fazendas-lucrativas-gravado. Nele você assistirá o webinar onde nosso CEO, Alberto Pessina, explica como encontrar os melhores momentos para comprar ou vender os insumos e a produção agrícola. Além disso ele responde perguntas como:
Como reduzir Custos e aumentar a Receita? Como atingir as metas estabelecidas no início da safra?
>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.
>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.
>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.
>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.
>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.
>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.
>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.