Animais alimentando-se de ração em dieta balanceada. Fonte: Rogério Domingues.
Animais alimentando-se de ração em dieta balanceada. Fonte: Rogério Domingues.

Quando pensamos em suplementação planejada, pensamos também em vender mais @ por cabeça de gado. Isso porque, entendendo como melhor suplementar e planejando a forma que isso é feito, a rentabilidade é maior e se tem um melhor desfrute e rendimento de carcaça.

Para realizar o planejamento desta suplementação, é necessário antes, ter acesso a alguns índices da propriedade, por exemplo: A taxa de fertilidade, taxa de natalidade, taxa de desmama, taxa de mortalidade, taxa de desfrute.

A taxa de desfrute, que é um dos assuntos desta conversa, é um indicador direto da eficiência produtiva (cabeças/@).

E o que interfere diretamente nesta taxa de desfrute?

Idade de abate e raças, principalmente. Ou seja, quanto mais precocemente conseguirmos alcançar o peso desejado, melhor é a eficiência produtiva e mais rápido conseguimos abater este animal, deixando-o menos tempo na fazendo e minimizando custos.

Para pode calcular esta taxa de desfrute, existe uma fórmula rápida que indica o que é preciso para que esta taxa seja ideal.

A fórmula é composta por: Estoque final (EF), estoque inicial (EI), compras (C), vendas (V) e produção de rebanho (PD).

PD= ((EF – EI – C + V) / EI) x 100%

Sendo a taxa de desfrute ideal, em porcentagem as:

Cria – Acima de 35%

Recria/ Engorda – Acima de 55%

Ciclo completo – Acima de 45%

Mas como saber a melhor suplementação na propriedade para alcançar esta taxa de desfrute ideal?

Para responder esta pergunta assista ao nosso webinar disponível no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-ronan-via-verde-suplementacao-gravado.

Nele, Ronan de Pádua Silva, engenheiro agrônomo da Via Verde, comenta um pouco sobre a importância da taxa de desfrute, como podemos calculá-la e como melhor escolher a suplementação para alcançar o melhor rendimento de carcaça na fazenda.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here