Milho
Milho

Já sabemos que milho e soja são duas das mais importantes culturas cultivadas no mundo, e por isso estão no grupo das commodities. Por serem commodities elas estão sujeitas às variações de mercado podendo ter seu preço crescente ou decrescente de acordo com a economia do ano em questão.

Portanto, conseguir prever quais são as tendências futuras é muito importante para se proteger de possíveis perdas e, logicamente, escolher o melhor momento para lucrar mais.

Para os próximos anos, já iniciando na próxima safra, baseando-nos em dados disponibilizados pela FAO e o USDA, é possível verificar um crescimento na produção de grãos, pecuária e pesca, principalmente em países como China e Índia. Outras regiões como Ásia Pacífica, África (Regiões Sul e Norte), Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul também apresentaram um aumento nas suas produções de grãos, porém em menor escala. A Ásia Pacífica apresentou um aumento expressivo na sua produção pecuária, mas ainda assim em menor escala e, finalmente, um leve aumento na produção de pescados, também em menor escala.

Outro ponto interessante a se avaliar é a origem do crescimento na produção de grãos. Com relação ao aumento da produtividade baseada no crescimento do uso da terra, ou seja, uma maior área de plantio, nós conseguimos notar uma queda em todas as áreas estudadas. Em outros tipos de cultivo como o cultivo de culturas múltiplas e o aumento da produtividade por área também terão seu crescimento menor na próxima década, não por diminuir a produção total, mas por termos uma produção muito alta, então qualquer melhoria é pouco expressiva.

Em termos de crescimento em volume comercializado por commodity, é possível notar o mesmo citado acima, as porcentagens da próxima década são todas mais baixas que as porcentagens da década que passou. A comercialização já se mostra alta, portanto a expressividade de suas melhorias é menor.

Mas como eu consigo utilizar estes dados para me proteger de possíveis perdas e escolher o melhor momento para lucrar mais?

Para saber onde estes pontos se conectam, assista ao nosso webinar clicando no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-climatempo-perspectivas-gravado.

Nele nosso CEO, Alberto Pessina, além de nos mostrar detalhadamente todos os dados de perspectiva para a próxima década explicando-os, apresenta uma forma de gestão que pode mudar a sua lucratividade.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here