Intensificação da fazenda Foto: Fazenda Florida. Cassilândia - MS.
Intensificação da fazenda Foto: Fazenda Florida. Cassilândia - MS.

O maior desafio da pecuária, é de longe, o ajuste de carga. Todo pecuarista se pergunta, e muitas vezes até pergunta para o seu consultor, quantos animais devem ser alocados em sua área e como isso deve ser feito ao longo do ano.

Então ganho de peso não é um fator importante?

Sim, é um fator muito importante. Mas não existe ganho de peso, se não tem animal pastando. Então, pode-se dizer que a fazenda é um restaurante no qual você deve entregar pasto para o seu animal todos os dias.

Portanto, a questão da oferta de pastagem, que é um dos fatores cruciais para o ajuste de carga, é bastante importante. E a curva de estacionalidade de pasto, ou seja, as pastagens não produzem exatamente a mesma coisa todos os dias, deve ser um ponto a ser estudado na gestão da fazenda, especialmente alguns fatores que influenciam esta estacionalidade.

São três os principais fatores a serem levados em consideração. Luz, água e temperatura. Nem todos os dias têm a mesma quantidade de luz, água ou temperatura e isso faz com que o padrão de crescimento de forragem seja absolutamente diferente.

Isso significa que, se minha curva de produção de pasto é composta de pontos altos e pontos baixos, e que a demanda da sua fazenda é constante, existe a necessidade de realizar o ajuste de carga pensando nos períodos de maior e menor oferta de pastagem para os animais.

Já entendi que o ajuste de carga é importante, mas como eu faço isso de forma lucrativa?

Para responder essa pergunta essencial acesse nosso webinar no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-felipe-moura-ajuste-carga-gravado

Nele, Felipe Moura, CEO do Pasto Online, explica de forma detalhada desde a definição do ajuste de carga em si, até os pontos que devem ser considerados para que a produção pecuária da sua fazenda seja cada vez mais lucrativa.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here