O produtor rural, em geral, possui um grande apetite para trabalhar na parte operacional, no dia a dia da fazenda, só que refletindo em uma dedicação menor na parte da gestão. O que o faz perder oportunidade de ganhar também, não só na área operacional.
Para gerir bem é importante baixar os custos e aumentar a qualidade daquilo que o animal consome é muito importante. Por isso, seguem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de manejar o pasto e o animal para a qualidade ser boa.
Quais são os principais pontos que devemos ter atenção ao conduzir a pastagem?
O primeiro detalhe importante, que é fundamental e parece meio bobo, é o mapa atualizado da área. É muito comum encontrar propriedades com mapeamento incorreto, onde o produtor não sabe que parte é ocupada por APP, ou área de planta invasora e o que é efetivamente o pasto. Além disso, a conformação da área pode ser alterada, seja por decisão do proprietário ou por meio da legislação, então é imprescindível que o mapeamento seja feito com constância.
O planejamento é outro detalhe importante, ele é de fato bem complexo, mas alguns pontos dentro do planejamento devem ser destacados nesta conversa. Revisão das máquinas agrícolas, é extremamente comum encontrar máquinas desgastadas e sem revisão e isso traz muito problema para o produtor; rendimento operacional, que nada mais é do que prever, mais ou menos, quanto tempo dura cada operação e organizar de forma que os processos sejam o mais orgânico possível, podendo tornar o processo o mais eficiente possível. Ter uma noção de cada etapa do seu processo ajuda a definir um planejamento futuro e ajustar as próximas etapas do processo que ainda está em andamento.
Além destes fatores citados acima, precisamos pensar na atenção da qualidade da amostragem, condicionamento e correção do solo, nutrição, aplicação de corretivos e adubos e outros.
Para saber sobre estes e outros fatores, acesse o link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-rodrigo-paniago-qualidade-na-formacao-de-pastagens e entenda por quê é importante e como ter qualidade na condução das pastagens da sua fazenda.
No vídeo, Rodrigo Paniago, membro da equipe de consultores da Boviplan, aborda estratégias de plantio de pasto para o início das águas, como escolher os corretivos e fertilizantes, quais as sequências de operações de preparo de solo e como realizar o planejamento da escolha da área até a entrada do gado.
>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.
>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.
>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.
>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.
>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.
>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.
>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.