Gado no pasto

Começar a lucrar com os nossos negócios é definitivamente a parte mais importante dele. Mas gerenciar um caixa não se resume apenas à operação em si, temos que prestar atenção no depois disso.

Essa parte posterior é muito importante para traçarmos uma estratégia para que os lucros venham para o nosso negócio. Isso faz uma diferença significativa quando nós olhamos o negócio de uma forma mais ampla.

Como maximizar a geração de caixa aos sócios?

Podemos dividir essa ação em 4 etapas:

A primeira delas é bem simples. Gerir para obter o resultado operacional, ou seja, gerir compras e vendas, olhar o momento ideal para comprar e para vender e posteriormente os custos fixos e a gestão da eficiência produtiva.

Feito isso é necessário avaliar se os resultados são interessantes. É importante pontuar que muitas pessoas avaliam seus resultados pelo lucro, e não é bem assim. A diferença de lucratividade e rentabilidade é que a última considera a quantidade de dinheiro investida no tempo.

Se olhar apenas o lucro, você terá uma medida muito simples para avaliar a aplicação do seu dinheiro. Por exemplo: Duas empresas podem lucrar 100 mil considerando uma aplicação de 1 milhão. Porém, a primeira demorou 2 anos para obter este resultado e a segunda obteve o mesmo resultado em 6 meses.

A segunda etapa é administrar a tributação. E muita gente faz isso de uma forma muito simples.

E o que seria administrar essa tributação?

Por exemplo, se eu tenho um lucro, será que eu consigo abater este lucro ou fazer alguma estratégia de estoque ou investimento que reduza as tributações sobre ele?

Assim esse dinheiro fica disponível para uma necessidade futura, pois se eu pagar os impostos antecipadamente, este recurso sairia do caixa e eu não poderia aproveitá-lo por mais tempo.

A terceira etapa é gerir a forma de endividamento. E isso pode ser feito de várias formas.

Muita gente pega dinheiro simplesmente para pagar as contas do caixa, mas não olha o preço deste dinheiro e acaba pagando caro neste empréstimo. Ou então, acaba usando dinheiro próprio e perdendo vantagem de usar dinheiro barato.

E como podemos nos beneficiar destes pontos fazendo uma estratégia complexa de fluxo de caixa?

Bom, antes de tudo, o quarto passo se compõe da distribuição dos dividendos aos sócios. Ou seja, se o meu negócio é bom e eu tenho um mercado crescente, como eu vou distribuir meus dividendos para que eu possa continuar crescendo e não estagnar ou decrescer?

Este foi um resumo do webinar disponível no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-rodrigo-paniago-importancia-da-geracao-de-caixa-para-o-socio, onde Alberto Pessina, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ e CEO da AGROMOVE detalha os 3 primeiros passos citados nesse texto e como alcançar o quarto e mais importante passo da geração de caixa para os sócios.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here