Bezerros. Foto: Adriano Garcia.
Foto: Adriano Garcia.

Como bem sabemos, devemos olhar para a propriedade rural como uma empresa. E por isso, vários fatores que interferem no seu bom funcionamento devem ser considerados. Dentre eles, como estamos tratando o solo, as plantas e, assunto desta conversa, os animais envolvidos no sistema de produção.

Mas antes de falarmos sobre o bem estar destes animais, vamos entender o princípio, o início da relação humano / bovino.

Existem relatos, a partir de pinturas rupestres encontradas em Lascaux- França, que a relação entre o ser humano e a bovinocultura vem desde período Paleolítico (17.000 AP). Outras fontes históricas, encontradas nas tumbas de Tebas no Egito, nos mostram a inclusão de diversas tecnologias na pecuária e o uso destes animais para atividades da agricultura desde 2.380 AP.

Então, o investimento em melhorias tanto na pecuária quanto no uso destes animais vem de muito tempo. E isso é tão visível que nós conseguimos observar na pecuária moderna brasileira uma variedade de raças altamente produtivas, tanto no ponto de vista da produção de carne quanto da produção de leite.

Saber a história da pecuária mundial é extremamente importante, pois dá um embasamento e estimula que verifiquemos a origem do animal que vai ser cultivado e qual o objetivo de uso dele no seu local de origem. Saber disso ajuda em questões de comportamento e bem estar destes animais.

Outro fator importante que devemos ressaltar são alguns detalhes chave que as vezes parecem irrelevantes, mas que podem ser a diferença na forma de tratar e manejar estes animais. O manejo inadequado pode causar perdas que não são contabilizadas e que geram impacto negativo no negócio.

Sabendo disso, precisamos agora definir o que é o bem estar animal.

Existem várias definições, porém resumidamente, o bem estar animal é a capacidade do animal se adaptar ao seu meio ambiente, ou seja, estar em harmonia, sem estresses ou deficiências. Nós produtores não conseguimos entregar o bem estar ao animal, isso depende dele, o que conseguimos fazer é entregar as condições para que esta adaptação do animal ao ambiente seja possível.

Segundo à atualização feita em 2020, a definição indica que o bem estar animal está dividido em cinco domínios: 1) Nutrição, 2) Ambiente, 3) Saúde Física, 4) Comportamento e 5) Estado emocional. Portanto, o bem estar animal não é apenas entregar uma condição legal para o animal sobreviver, o que o produtor precisa entender do que se trata o bem estar animal como um todo.

Ok, mas o que tudo isso tem a ver com o quanto você está deixando de ganhar? 

Para responder esta e outras dúvidas assista nosso webinar disponível no link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-belni-lae-bem-estar.

Nele, Belni Sperluk-Belmonte, médica veterinária e pesquisadora do LAE, nos explica o que é o bem estar animal e por que ele impacta tanto nos negócios agropecuários. Não deixe de conferir!

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here