Bovinocultura de Corte. Foto: Adriano Garcia.
Bovinocultura de Corte. Foto: Adriano Garcia.

Quais os motivos que levam uma fazenda a buscar transformação através da inovação?

A resposta principal é a pressão.

Mas de onde vem esta pressão?

Quando o produtor se senta para planejar sua nova safra ou então seu novo ciclo pecuário, ele deve pensar em várias coisas, como o financeiro, a parte ambiental, o mercado, de legislações, mídia e até seus familiares e esses pensamentos não deixam de ser pressões. E cada uma destas pressões, são gatilhos responsáveis pela tomada de decisão e algumas atitudes do produtor rural.

E ILPF, como podemos defini-la?

“A ILPF é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado em sucessão ou rotação. Buscando efeito sinérgico entre os componentes do agro ecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do ser-humano e a viabilidade econômica” – Adaptado de Luiz Carlos Balbino (EMBRAPA).

Ou seja, quando se tem uma atividade integrada, acabamos conseguindo um efeito sinérgico entre elas e essa sinergia vai muito além das diversas entradas de receita.

Esta integração, hoje, é uma opção extremamente viável, tanto que nós temos cerca de 15 milhões de hectares em sistemas integrados. Deste total 83% estão em integração lavoura-pecuária (ILP), 9% em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), 7% em integração pecuária-floresta (IPF) e 1% em integração lavoura-floresta (ILF).

E o que essa integração tem de tão eficiente?

As terras ficaram caras e o produtor acaba sendo forçado a intensificar e ser mais produtivo sendo sustentável. Para isso, começou-se a buscar alternativas e algumas delas acabaram por responder algumas falhas ou também chamados de gaps, principalmente no uso da terra.

Ou seja, o principal benefício da integração é o melhor uso da terra de maneira intensa, porém sem desgastá-la, erodi-la ou então esgotá-la.

Quer saber outras vantagens trazidas pelo isso de integração na sua fazenda?

Acesse o link https://materiais.agromove.com.br/integracao-lavoura-pecuaria-floresta-gravado e assista o webinar onde William Marchió, consultor sênior da Criatec, aborda a implantação da Integração Lavoura Pecuária Floresta – ILPF em Fazendas de Pecuária de Corte e mostra com exemplos reais como essa integração pode transformar a sua fazenda.

Cenários Pecuária e Grãos - Agromove
Cenários Pecuária e Grãos – Agromove.

>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

Plataformas Inteligentes Agromove
Plataformas Inteligentes Agromove.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos - Agromove
Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte e Grãos – Agromove.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here