O tema já começa polêmico!
Nós citamos isso, pois o pessoal acaba saindo da faculdade muito técnico, faz a parte da produção super bem e tecnificada. Mas quando se depara com os problemas comerciais, não saber muito bem o que fazer.
Mas por que o mercado é tão importante?
O mercado oscila bastante e nós temos que ter ciência da importância dele.
O confinamento é uma estrutura cara e não deve ser usado apenas como ferramenta para aliviar os pastos. E se não for bem planejado acaba sendo um custo para toda a vida. Os custos de um confinamento, se você parar para observar, são compostos em 75% por custos de fora da parteira (ração, insumos e animais).
O confinamento é uma poderosa ferramenta de gestão, para acelerar o processo de engorda e explorar as oportunidades de mercado. Muita gente acaba não reparando, mas se estivéssemos num sistema de mercado, seria muito mais difícil explorar isso. Hoje, a ração ainda é muito importante para explorar bem a oscilação rápida do mercado.
Então, o confinamento não serve apenas para aliviar o pasto. E para que isso seja ainda mais efetivo, planeje, use as ferramentas que você tem antes de entrar no confinamento, para tentar pegar os melhores momentos do mercado e tornar a @ que você engordou mais lucrativa, viabilizando o sistema do confinamento.
Ok, mas quais os riscos que eu corro quando tenho uma má gestão de mercado no meu confinamento? Para responder esta e mais dúvidas acesse o link https://materiais.agromove.com.br/webinar-agromove-paulo-stacchini-risco-da-ma-gestao-de-mercado-em-confinamentos-gravado. Nele você terá acesso ao webinar onde o nosso CEO, Alberto Pessina explica um pouco melhor sobre a exposição de risco de mercado de um confinamento. Será que vale a pena engordar os animais no confinamento ou vender a reposição? Devo utilizar um sistema de parceria com boitel ou pagar diária? Como proteger a minha rentabilidade?
>> Leia mais entrevistas em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.
>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.
>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.
>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.
>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.
>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.
>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.