fbpx
Início Artigo Azospirillum e Metarhizium: conheça os benefícios do uso destes microrganismos na pastagem

Azospirillum e Metarhizium: conheça os benefícios do uso destes microrganismos na pastagem

196
0
Gado no Pasto. Foto: @ilzinhaporto.
Foto: @ilzinhaporto.

Você já ouviu falar de bactérias promotoras de crescimento e fungos entomopatogênicos? Quer conhecer o que estes organismos podem fazer por sua pastagem? Neste artigo, separamos as principais características e benefícios que o uso de Azospirillum e Metarhizium trazem para sua pastagem.

Características e atuação

As bactérias do gênero Azospirillum atuam diretamente no crescimento das plantas, contribuindo para a fixação biológica de nitrogênio, produção de hormônios, solubilização de fosfato e controle de patógenos. Estas bactérias possuem vida livre em solos bem estruturados organicamente. Porém, podem ser introduzidas através de produtos comerciais. A espécie mais conhecida é a Azospirillum brasilense que pode viabilizar a produção de pastagens com redução de custos, preservação da saúde do solo, promoção de crescimento e ganho de biomassa.

O uso de Azospirillum em pastagens gera ganhos em biomassa e produtividade.
Fonte: Gênica Inovação Biotecnológica.
O uso de Azospirillum em pastagens gera ganhos em biomassa e produtividade.
Fonte: Gênica Inovação Biotecnológica.

Já o fungo Metarhizium atua diretamente no combate de insetos praga. São fungos entomopatogênicos e infectam através de contato ou ingestão. Também são encontrados naturalmente nos solos, mas a utilização como produto aumentou as possibilidades de seu uso em escala. A espécie mais conhecida é a Metarhizium anisopliae, que atua no controle de Deois flavopicta (Cigarrinha dos capinzais), Mahanarva fimbriolata (Cigarrinha das raízes) e Zulia entreriana (Cigarrinha das pastagens). Após o inseto ser infectado, o fungo invade e coloniza o corpo do inseto. Após cerca de 72 horas, o patógeno causa a morte do hospedeiro. Neste caso, a praga fica enrijecida e fica coberta por uma camada branca em forma de pó, que ao longo do tempo adquire uma cor esverdeada.

Na foto é possível observar a infecção de cigarrinhas por Metarhizium anisopliae.
Fonte: Gênica Inovação Biotecnológica.
Na foto é possível observar a infecção de cigarrinhas por Metarhizium anisopliae.
Fonte: Gênica Inovação Biotecnológica.

Benefícios para as pastagens

No caso do Azospirillum, além da promoção de crescimento e ganho em biomassa, seu uso traz outros benefícios às pastagens. Por favorecer o crescimento das raízes, a capacidade das plantas por explorarem o solo em busca de nutrientes e água é ampliada e permite o melhor aproveitamento dos fertilizantes químicos.

O uso de Metarhizium é indicado para um Manejo Integrado de Pragas (MIP) mais completo. O fungo não causa resistência nas cigarrinhas-pragas e preserva os inimigos naturais, o que pode aumentar o índice de controle. Além disso, nos sistemas de produção animal, apresenta a grande vantagem de não deixar resíduos na carne e leite.

A utilização de Azospirillum e Metarhizium além dos benefícios diretos para as pastagens, existe um grande ganho ambiental. A redução do uso de fertilizantes ou defensivos químicos preserva a vida do solo e impacta menos nas produções. Além disso, o rebanho terá um alimento com menores residuais químicos, favorecendo suas características fitossanitárias.

Curso Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte

Você quer aprender sobre Mercado Futuro e Opções de Futuros na Pecuária de Corte? Aprender a proteger sua produção 🐂 das oscilações do mercado! Como garantir uma reposição de animais utilizando o Mercado Futuro?

Atenção na aquisição de produtos!

É importante que o pecuarista sempre adquira produtos com qualidade. Por se tratar de produtos biológicos, os cuidados na fabricação e armazenamento precisam estar de acordo com as normas.  Busque sempre a melhor qualidade dos produtos para garantir a sanidade e produtividade da pastagem. Separamos algumas dicas para não errar na compra e utilização dos microrganismos:

  • Adquira biológicos sempre dentro do prazo de validade;
  • No caso do uso de Azospirillum, realize as inoculações antes da semeadura, quando mais o contato da semente com o produto, maior será o sucesso da associação;
  • Evite expor os produtos ao sol ou temperatura elevados, isso pode reduzir sua eficiência;
  • Leia com atenção a recomendação do fabricante;
  • Utilize sementes com qualidade sanitária certificada. Este ponto é fundamental para que os produtos biológicos atuem com eficiência e protejam sua pastagem.

Se após ler este artigo, você ficou interessado na utilização de microrganismos em seu cultivo, a empresa Gênica pode te ajudar! O Aradya é um produto desenvolvido pela empresa que entrega os melhores resultados e benefícios do uso do Metharhizium anisopliae. Seu foco está no controle da cigarrinha-da-raiz, cigarrinha-das-pastagens e cigarrinha-dos-capinzais em todas as culturas que possuem incidência do alvo. Entre em contato com a Gênica para mais informações.

>> Leia mais em: “Cria: 5 principais entraves”. Nesta entrevista, Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria Agropecuária nos responde as principais dúvidas sobre a fase de cria e comenta seus principais entraves.

>> Leia mais entrevistas em: “Recria: 5 principais entraves”. Neste texto, Marco Balsalobre responde quais são os principais entraves desta fase e porque ela é tão negligenciada.

>> Leia mais entrevistas em: “Engorda: 7 principais entraves”. Neste texto, Rogério Fernandes Domingues fala um pouco mais sobre os principais entraves na engorda e como isso pode ser prejudicial ao produtor.

>> Quer saber mais sobre Mercado Futuro? Leia o artigo “Mercado Futuro do Boi Gordo e Commodities: 7 cuidados básicos” do Alberto Pessina.

>> Leia mais em: “Por que devo saber o meu custo?”. Onde Alberto Pessina responde as principais dúvidas sobre gestão de custos.

>> Leia mais entrevistas em: “Margem Bruta e Eficiência Comercial”. Onde Alberto Pessina explica sobre Margem Bruta e Eficiência Comercial.

>> Leia mais entrevistas em: “Como melhorar os resultados da empresa rural?”. Onde Alberto Pessina explica que precisamos analisar uma série de fatores que influenciam na produtividade e rentabilidade do negócio para atingir bons resultados. E é fundamental se ter uma boa gestão das atividades da propriedade rural.

>> Assista nossos webinars em https://blog.agromove.com.br/webinars/

Webinar Qualidade na Formação de Pastagens
Qualidade na Formação de Pastagens

Webinar Estratégias para manejo de pasto e adubação para o início das chuvas
Estratégias para manejo de pasto e adubação para o início das chuvas

Webinar Por que a Comercialização está cada vez mais importante na Pecuária de Corte?
Por que a Comercialização está cada vez mais importante na Pecuária de Corte?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here